IRONMAN BRASIL 2013 - ISSO É PARA HOMENS E MULHERES DE FERRO!

Timothy Odonnell, Campeão e recordista do IRONMAN BRASIL

Recentemente fui convidado pelo André do www.correprafoto.com.br e pelo Fernando da Clínica 449 a ingressar num projeto fotográfico no IronMan Brasil 2013. Acompanhamos um grupo de pessoas que adquiriram o pacote e os fotografamos antes e durante a prova. Foi simplesmente magnifico.

Familiares, amigos, técnicos, nutricionistas, moradores, preparadores...

Confesso que não fazia ideia da dimensão de uma prova como o Ironman e do desgaste que ele causa não só em quem o completa, mas também em todos aqueles que fazem parte da prova direta e indiretamente. 

Treino da 061

Durante 5 dias eu e André trabalhamos intensamente e produzimos juntos mais de 20 mil fotos (isso fora um cartão queimado com mais de 1400 fotos). Perdemos várias horas de sono, não consegui treinar um dia sequer e durante a noite só ficava olhando uma bicicleta que me foi emprestado pelo amigo Anderson Fernandes lá de Floripa, mas que não consegui colocá-la para render uma hora sequer, tamanho cansaço em que chegávamos ao hotel.

Aquecimento dos atletas

No dia da prova fomos dormir às 2:30, acordamos às 4:00 e às 5h já tinha gente sendo fotografada.  Pense em como estavam as pernas quando o relógio chegou às 22h. O bom é que Jurerê é um lugar ímpar não só por sua beleza e exuberância, mas principalmente porque durante uma semana se torna a "Cidade Ironman"e isso nos torna mais forte.

Fadiga

Durante todo o dia rola uma reviravolta de sentimentos diferentes, você se emociona com tudo que acontece. Nessa hora penso que o fato de eu também ser atleta me torna mais sensível a dor daqueles que se prepararam, mas mesmo assim, por uma lesão, intoxicação alimentar ou por qualquer motivo que seja tem que abandonar a prova.

Rayana

A dor, o sofrimento e o esforço de alguns se mistura no ar com a emoção de pessoas como as "IronGirls" de Brasília Rayana e Debora que passaram sorrindo após 180 quilômetros de pedal, fora 3.8 quilômetros de natação em mar aberto e gelado. O sorriso delas me pareceu combustível para os 42 de corrida que estavam por vir para elas e mais algumas longas horas para mim.

Final emocionante

Falando em corrida, que momento sinistro foi fotografar a chegada dos atletas. Era possível ver nos olhos de cada um o êxtase e a emoção representada por lágrimas teimosas, mas não tímidas que escorriam nos olhos dos atletas e de seus familiares quando juntos cruzavam a linha de chegada.

Visual no local de largada

Não foi fácil! Foi a primeira vez que passei cinco dias longe da minha filha trabalhando direto. Me emocionei várias vezes vendo aqueles pais e mães carregando seus filhos no colo depois de horas a fio castigando o corpo e mente. A superação estava estampada tanto nos olhos dos competidores, quanto nos olhos de seus familiares que sofreram juntos no período preparatório e também no dia da prova.

Valeu Andre

Trabalhei muito? Sim! Se faria tudo novamente ano que vem? Com certeza! Porque o que vi e senti nesses dias, não tem dinheiro que pague! Pessoas felizes, clima maravilhoso, lugar lindo, boa comida e o principal, fiz um grande amigo: Obrigado André, Fernando e todos que participaram dessa festa maravilhosa e foram atenciosos e educados! Espero no próximo ano fazer parte desse time novamente!

Comentários

  1. Irado!! O Ironman é realmente uma prova muito emocionante. Impossível não chorar igual criança. Muito bacana podermos ter tido a oportunidade de viver esta experiência tão rica. Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande Wander, assino embaixo de tudo o que li agora! Foi uma experiência única e não tenha dúvida, ano que vem estaremos lá de novo para mais uma jornada IRONMAN!!!
    Ganhei um amigo também, quem vê a cara séria do Wander não tem idéia do cabra palhaço que ele é!! Valeu, vamos trabalhar!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.