GARMIN EDGE 810 - VOCÊ PRECISA DE UM!

Estou utilizando o novo modelo de Ciclo Computador da Garmin, Edge 810, já faz algumas semanas e o "brinquedo" é realmente muito interessante. Até agora só fiz uma atualização de firmware que está disponível na página do connect garmin e ele não travou nenhuma vez sequer.

O visual externo não mudou muito em relação ao seu antecessor, o Garmin Edge 800. O corpo que era em textura de fibra de carbono foi substituído por uma textura com escrita "edge" em tons de cinza claro e escuro.

No visor sensível ao toque, novas cores deixaram o equipamento com visual mais moderno e bonito, até porque o um equipamento como este deve sim ter um visual diferenciado e intuitivo. Depois que ele localiza os satélites pela primeira vez a inicialização é bem mais rápida do que no 800. As configurações ficaram mais fáceis de serem realizadas, mas é indispensável ler o manual do usuário disponível em português no site da Garmin.



Visual da página inicial de treino
NOVIDADES

Algumas novidades são muito interessantes, principalmente porque diz respeito à segurança do ciclista. Além da compatibilidade ANT+, que conecta o aparelho a sensores de cadência, medidores de potência e de pulsação, o aparelho apresenta também a tecnologia Bluetooth, que permite ao ciclista conectá-lo a um iPhone ou celular equipado com tecnologia Android através do App Garmin Connect Mobile.

Página inicial de competição
MAIS SEGURANÇA PARA O CICLISTA

Uma vez instalado o App e com sinal de internet habilitado no celular, será possível ter sua atividade acompanhada em tempo real por todos os seus amigos do Facebook direto na linha do tempo ou exclusivamente para pessoas convidadas através de email enviado à pessoa escolhida. O rastreamento ocorrerá em tempo real, com isso será possível acompanhar pedalada por pedalada e também localizar a bicicleta em caso de possível "perda".

PREVISÃO DO TEMPO NO ECRÃ

Outra novidade é que no ecrã do Edge 810 agora é possível ver a previsão do tempo e também a velocidade do vento que vai te jogar para trás ou te impulsionar à frente.

As novidades não param por aí, uma vez conectado e com o término da atividade, basta ir ao telefone, abrir o App e carregar sua atividade direto para a página Connect Garmin sem ter que ligar o aparelho na porta USB do computador com era feito no 800.

No App, também é possível ter acesso a todas as informações carregadas da mesma forma que seria vista no site.

DURAÇÃO DA BATERIA

A bateria do novo modelo verdadeiramente dura mais do que a do antigo, segundo o fabricante ela dura duas horas a mais e pode ser utilizada sem recarga por 17 horas. Vale lembrar que isso pode variar de acordo com o número de telas habilitadas, intensidade da iluminação e grau de "nervosismo" do dedo do utilizador, entre outros fatores.

O aparelho é resistente a água e não à prova d`água, por isso, não mergulhe com ele porque você poderá experimentar um prejuízo considerável.

O número de telas que podem ser habilitadas é de 5, dessa forma você poderá configurar páginas para potência, cadência, ritmo cardíaco e demais informações... todas editáveis e com número de até dez itens em em cada página. 

Além das cinco páginas, ainda é possível ativar o "virtual partner", uma espécie de parceiro virtual de treino em que você coloca a velocidade média que pretende atingir durante o percurso e ele vai mostrar o tempo e distância que você está na frente ou atrás da velocidade média escolhida.

Um altímetro/gráfico também pode ser ativado e nele estão dispostas informações como altitude e grau de inclinação da subida/descida.

Já na página Resumo da Volta estarão gravadas as velocidades médias de acordo com a distância que você programar para ser definida como uma volta. Se você selecionar 5 quilômetros por exemplo, e pedalar 80 quilômetros, ele memorizará sua velocidade média a cada 5 kms percorridos e tudo ficará disposto na tela imediatamente.

Um mapa já vem carregado no sistema, mas não é lá essas coisas, ideal mesmo é comprar um Garmin City Navigator Brazil e instalar através de um cartão Micro SD, o visual é muito legal, vale o investimento.


Para os ciclistas maníacos por números, esse é um aparelho indispensável: Velocidade média, distância, tempo, cadência, velocidade máxima e odômetro de seu antigo ciclo computador, agora são informações básicas. Adicione inclinação da subida em tempo real por altímetro barométrico, altitude, total de subida, total de descida, pulsação média, máxima e atual disposta em número e porcentagem (mais várias informações de pulsação), potência média, máxima atual, cadencia atual e média, temperatura, calorias medidas pela pulsação e muito mais. Enfim, não vai faltar o que adicionar nas páginas de treino de seu aparelho.

DICA

A possibilidade de criação de uma tela inicial para treino e outra para competição (azul ou vermelha) é fantástica, isso porque você também poderá utilizar de forma diferente. Caso não seja um competidor,  mas sim um entusiasta, poderá por exemplo colocar a página azul configurada para suas pedaladas na bicicleta de speed e a vermelha para os passeios em sua Mountain Bike. Dentro de cada uma delas você  habilitará telas diferentes com as informações necessárias para a atividade a ser realizada. Dez bicicletas diferentes podem ser cadastradas no novo aparelho, haja espaço e dinheiro para tantas bicicletas...

Mais do que um objeto de desejo, o Garmin Edge 810 agora é um item de segurança que poderá ser muito bem utilizado caso sua bicicleta caia em mãos erradas. O investimento necessário para adquirir o  aparelho é de aproximadamente R$ 1.599,00. Não é barato, mas se você pode desembolsar essa grana, compre!

Comentários

  1. tenho um dispositivo edge 810 ele e muito bom

    ResponderExcluir
  2. Wander parabéns pelo o artigo. Muito claro e objetivo.

    ResponderExcluir
  3. Eu também estou adorando o Edge 810, mas tenho uma pergunta: Inseri alguns locais no item Locais do aparelho, porém não sei como eliminar os locais. Poderia me ajudar enviando a resposta para joselc.pinto@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, alguém pode me dizer se o Edge 810 a tela é escura? Se não como deixar mais claro? Obrigada.
    Gleide Alencar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.