SOBRE O ATROPELAMENTO! DE QUEM É A CULPA? SUA!

Somos desunidos!
Somos desunidos quando não ensinamos os novatos a se comportar dentro de um pelotão. Somos desunidos quando olhamos apenas para o próprio umbigo e nos "lixamos" para quem está ao nosso redor, somos desunidos quando não buscamos juntos soluções para os problemas que estão acabando com o pelotão.

Ocorre que somos também verdadeiros tolos: Quando não dedicamos um tempo para fazer aulas de ciclismo no autódromo porque achamos que já sabemos "tudo de ciclismo" mesmo tendo começado a pedalar a um ano ou menos. Somos tolos quando fazemos mais de 34 km/h de velocidade média e começamos a achar que já somos verdadeiros ciclistas.

Acontece que somos egoístas: Quando não paramos todo o pelotão para ajudar um colega que se acidenta para não perder a chegada
do treino. Somos egoístas quando vemos um buraco e não sinalizamos de propósito, da mesma forma quando não sinalizamos qualquer situação diferente que possa prejudicar o grupo.

Mas também somos mal educados: quando ao invés de ensinar, gritamos com quem comete um erro no pelote. Quando furamos os sinais vermelhos, faixas de pedestres, vias preferenciais e ignoramos a existência da tão almejada ciclo-faixa e seguimos "unidos" na faixa da direita e às vezes na da esquerda também.

Sabe o que é pior? Ainda exigimos respeito! Você se dá o respeito? Você respeita alguém? A culpa do atropelamento de domingo não é do jovem que acertou a senhora, de forma alguma ele vai ser "crucificado" sozinho! Isso seria injusto! Todos nós ciclistas temos uma parcela de culpa pelo que escrevi acima e muito mais. O problema é que foi ele o infeliz que atropelou aquela senhora dentro da área isolada para os corredores, mas do jeito que rodamos por aí, poderia ter sido qualquer um de nós.

Pessoal, vamos ser razoáveis! Vamos a partir de agora mudar nosso pensamento. O ciclismo precisa de pessoas mais educadas para ter força. Naquela corrida de rua deveria ter umas cinco mil pessoas ou mais, enquanto nas provas de ciclismo aparecem umas 50 quando atletas do GO aparecem por aqui. Temos que melhorar a imagem do nosso esporte. Vamos começar a respeitar a preferência, até porque nós, em regra, somos os mais fracos no trânsito, isso até aparecer um corredor de rua não é mesmo?

Pensem, reflitam, será que o pelotão ainda é tão bom assim? Ano passado eu fiz uns cinco ou seis, este ano fiz um pelotão e não senti falta. Porque? Te respondo com outra pergunta: Para quê fazer pelotão? Para ser mal tratado? Para ser fechado por quem não quer aprender e pensa que sabe tudo? Para ser chamado de burro se puxar ou de rodeiro se não puxar? Aquilo é um treino mesmo? Quer medir força? Interessante, o lugar de medir força é nas corridas, mas lá, diferentemente do pelotão, não vai ninguém. Uma ótima corrida para medir força foi a que o Morcego organizou ano passado, mas só apareceram uns 30 ciclistas, onde estavam os valentes do pelotão? Ah, estavam no pelotão, em busca de um título imaginário e por isso não disputaram uma prova de verdade.

Acho que somos todos verdadeiros leões, famintos, de treino!

Comentários

  1. Acho que todo mundo deveria ler por obrigção isso que você escreveu!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Wander, os motoristas não respeitam os ciclistas, pois os próprios ciclistas não se respeitam.
    No site do Henrique vemos muito disso nos comentários.
    E o pior é que cobramos respeito, mas passamos em sinal fechado como você bem disse.
    Quando fui atropelado em setembro passado ouvi de "amigos" meus: Ah, foi você o responsável por complicar o trânsito? Viu isso que dá pedalar na rua!
    Tá difícil, viu. Vou voltar pro MTB logo, logo.

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Wander, também não frequento mais o pelotão por essa série de motivos que vc listou ai! Pedalo a muito pouco tempo e fiquei impressionado com o crescimento de ciclistas na cidade, o que é ótimo, mas assim como os motoristas de ônibus, motoqueiros e afins, precisamos nos educar mais. Montar na bike e sair pedalando é mole, o problema, pelo jeito, é o respeito mútuo, esse ai tá em extinção! Se seu texto atingir uma pessoa que seja, já foi muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o pelotão virou corrida pela falta de corrida no DF, um atleta que treina 6 dias por semana durante todo o ano para corre 2 ou 3 provas em sua cidade.
    Então o pelotão virou a válvula de escape para os atletas, e não e de hoje que isso acontece, ja tem anos.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Wander, concordo com quase tudo o que foi dito, temos muito o que melhorar, treino quase todo dia e levo porrada no trânsito quase todo dia, não justifica, mas acaba acontecendo essa catarse coletiva no pelotão. O treino de domingo estava mesmo muito perigoso, agravado por essas situações que você relatou de ciclista espremendo o outro no corredor de cones, não sinalizando etc...poderia ter ocorrido com qualquer um mesmo. Mas acho também que o pelotão tem muita coisa boa e temos de lembrá-las de vez em quando também. Só para registro, estava no pelotão e não vi o Japa caindo, nem recebemos a informação de que havia ocorrido uma queda, não houve isso de o colega cair, todo mundo ver ou ouvir e seguirmos como se nada houvesse ocorrido. Abç, Daniel Gerheim.

    ResponderExcluir
  6. Sábias palavras, onde tudo se resumi no, "Ainda exigimos respeito! Você se dá o respeito? Você respeita alguém?" Ta na hora da galera parar e pensar! Parabéns Wander Vieira!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto! Será que ainda precisamos do pelotão do lago sul? Títulos imaginários...leões de treino e ratos de prova....para os que lembram da história do pelotão acho que o objetivo era um só; pedalar junto e fazer muita força! o importante era chegar! Os xingamentos e resmungos fazem com os ciclistas fiquem cada vez mais desunidos!

    ResponderExcluir
  8. Sabias palavras, vamos aprender para não perder os benefícios que nossa cidade nos dá.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo que o Wander falou, mais tenho que ressaltar que o pelotão e um treino de ritmo e um dos melhores que já participei. Existem pelotões assim em diversas cidades e todos são parecidos com o nosso em relação ao ritmo de competição... isso nao podemos mudar no pelotão, pelotão não e para passear nem para ensinar aprendiz e sim para treinar forte e ganhar rendimento. so que nao pode faltar respeito, tenho crtz que algumas pessoas não são educadas mesmo. so que a grande maioria do pelotão e educada, isso que aconteceu foi uma tragédia e tragédias estão sempre acontecendo se você colocar em probabilidade de números de pelotão x acidentes vai ver que e muito baixo. apoio a ideia de criar uma mensalidade e associação e sou o 1º a me inscrever deis de que seja uma coisa honesta.

    VINICIUS

    ResponderExcluir
  10. Ponderadas as suas palavras e tem uma tendência a produzir resultados positivos para o esporte que amamos. Espero que os leitores, participantes do pelotão ou não sejam infectados pela mensagem de companherismo, gentileza e responsabilidade que deveria ser os princípios a ser seguidos pelos esportistas e quem gosta de levar uma vida saudável!

    ResponderExcluir
  11. Wander, os adjetivos utilizados foram bem colocados. É uma imbecilidade dos que se acham "tops" quererem imprimir um ritmo que não levará a nada. O ciclismo é muito bom, todos precisamos aprender a curtir mais, aproveitar para fazer novas amizades, aceitar as diferenças e limitações, incentivar o próximo.
    Parabéns por suas colocações e que o acontecido sirva para reflexão de cada um.

    ResponderExcluir
  12. Engraçado que os que fomentaram as disputas e pegas dentro do pelotão são os que hoje, afetados de uma forma ou de outra, reclamam e pedem mudanças. O pelotão sempre foi dessa forma e nunca ninguem reclamou. Ja aconteceram diversos e diversos acidentes e até empurroes GRAVES dentro do pelotão, mas nunca ganhou tamanha repercussão, será porque? Será que era porque na ocasiao era um mero satelite envolvido?? Algumas coisas do texto eu concordo, outras não, da mesma forma como quem não estiver satisfeito com o pelotão não vá, acredito que não é obrigatório. Sobre o respeito, os ciclistas merecem sim respeito e também tem que retribuir com o mesmo respeito, SEM DISTINÇÃO DE CLASSE SOCIAL, RAÇA, OU QUALQUER TIPO DE DESIGUALDADE.

    ResponderExcluir
  13. Wander,
    Sua colocação sobre o fato foi perfeita.
    Tomei a liberdade de compartilhá-lá no facebook porque acho que todos merecem ler!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.