ATIVIDADE FÍSICA PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Ao navegar pelo recomendado site http://ciclofemini.com.br/ me deparei com um texto excelente escrito por Sandra Matsudo e Cia. O tema? Exercício Físico em indivíduos idosos.

Apesar de ainda faltar uma boa caminhada para chegar nesta bela fase da vida, me interessei pelo tema e descobri que diversos estudos vêm sendo realizados desde o ano 2000.

Tais estudos concluíram, entre outras coisas, que indivíduos idosos que praticam exercícios físicos regularmente obtiveram melhoras significativas em seu desempenho físico através da melhoria da saúde, redução significativa do stresse, o que acarretou em melhora da auto-estima e também na melhor aceitação da idade.



Os benefícios foram tantos que os participantes informaram que pretendem continuar praticando exercícios, principalmente porque obtiveram melhora na postura, no bem-estar, curtiram o sentimento de prazer e o ganho de força.

A recomendação de exercícios físicos na melhor idade obedece a quatro fatores importantes segundo o estudo: 

1- Atividades Aeróbicas
2- Fortalecimento Muscular;
3- Flexibilidade; 
4- Equilíbrio.

Entre outros fatores já destacados, a melhora na mobilidade e na capacidade funcional são  valiosos para os idosos, pois ao conseguir cumprir com suas tarefas do diárias com independência e menor sofrimento, por si só, já é suficiente para resultar em melhor qualidade de vida.

Se você entrou, ou está para entrar na melhor idade, a dica é andar de bicicleta, procure profissionais da área de educação física que com certeza eles vão preparar uma rotina de atividades que vai melhorar a sua vida.

Matéria completa clicando: Ciclo Femini.



Comentários