MEDIDOR DE POTÊNCIA GARMIN VECTOR - SAIBA MAIS!

Já faz algum tempo que os medidores de potência conseguiram seu "lugar ao sol" no meio do ciclismo, principalmente para quem procura melhorar seus números e principalmente, fazer um "up grade" em seus resultados.

Já existem treinadores muito bem preparados e por que não dizer especializados para passar treinamentos/planilhas baseados em medidores de potência. 


Alguns, até preferem o medidor de potência ao antigo Monitor Cardíaco, isso porque as variações cardíacas nem sempre "deixam" o ciclista cumprir com o que a planilha indica para aquele dia. Exemplo disso é aquele dia em que você está cansado, dificilmente seu coração vai subir o quanto você precisaria nestas condições, em contrapartida, nos dias que você está muito bem, pode gastar menos energia do que estava previsto na sua planilha, porque dentro daquele batimento você não estará fazendo nada de força por estar muito bem...

De olho neste problema, foram desenvolvidos os medidores de potência que demonstram exatamente o que você está imprimindo de força (Watts), assim, descansado ou não, se o seu treino for para manter uma média de 300 watts, você o fará, independente de seu coração subir ou não. Se isso é bom ou ruim, será em outra matéria que discutiremos.




Inicialmente foram criados medidores do potência que eram instalados dentro dos cubos e também nos movimentos centrais das bicicletas. Mas a Garmin acabou de lançar mais um sistema de medição ainda mais preciso que os anteriores, o Garmin Vector.


O Garmin Vector consiste em um par de pedais que possuem um mecanismo de medição de potência em seu interior que transmitem informações para um transmissor wireless que por sua vez, emite os dados para o seu Garmin 500 ou 800.

Quais as vantagens do Vector? 

Uma das vantagens consiste na precisão desse modo de medição, uma vez que o usuário saberá exatamente o quanto de potência ele imprime em cada perna, pois os pedais possuem medidores individuais que se comunicam simultaneamente com o Edge 500/800 e caso existe grande diferença entre elas, um trabalho específico de musculação poderá melhorar e muito a sua performance.


Outra vantagem consiste na facilidade que tanto os Edge, quanto o Vector possuem de serem instalados em todas as suas bicicletas, basta você transferir os seus pedais para a bicicleta que for utilizar no dia e pronto.

Eu tenho que ter um Garmin?

Sim. Amigo, se você ainda não tem um Garmin, chegou a hora de comprar, pois você não sabe o que está perdendo... nem vou falar das inúmeras vantagens que se tem, vou mencionar apenas que através do site Connect Garmin, você poderá baixar e visualizar todos os seus treinos do ano com informações detalhadas e individualizadas com gráficos e números... saiba mais sobre Garmin Edge clicando Aqui.




É difícil instalar?

Não, é extremamente simples, basta você colocar os pedais na bicicleta, fazer o emparelhamento do Vector com o seu Edge e estará tudo prontinho para você descobrir todas as informações necessárias sobre potência.



Por que usar um medidor de potência?

Nem sempre o coração é um método de medição confiável como já mencionei anteriormente, ainda sim, ele trabalhará em parceria com o Vector, porque o Edge também faz leitura cardíaca e assim você estará de posse das duas informações ao mesmo tempo, basta configurar a tela do Garmin Edge para isso.

Na prática você terá acesso a informações, como por exemplo, sua potência máxima e média, dessa forma, reunirá informações precisas suficientes para saber quando está se aproximando do seu máximo e poderá evitar uma possível "quebra" prematura em uma competição ou mesmo treinamento.

Para quem gosta de um contra relógio, o medidor de potência é uma ferramenta de treino essencial, porque dela você poderá receber informações preciosas que vão ditar o seu ritmo durante a pedalada, não em velocidade, pois fatores como vento e subidas podem comprometer os dados, mas com um medidor de potência, você poderá manter o ritmo que seu corpo suporta por mais tempo, pois estará a imprimir aquilo que seu corpo suporta sem variações que podem encher as suas pernas de ácido como comumente acontece com quem não sabe fazer um bom contra relógio ou mesmo escalar uma subida.

Para fechar, o Garmin Vector estará disponível a partir de março segundo o fabricante e nos EUA, o valor previsto é de U$ 1.500,00. No Brasil ainda não há previsão de preço. Para quem busca melhor peformance, ou mesmo para quem quer apenas conhecer melhor seu corpo e sua capacidade, o Vector será um excelente parceiro que vai auxiliar os seus treinamentos e também competições.

Mais informações em: http://sites.garmin.com/vector/#power


Comentários