TOUR OF FLANDERS 2011 - UMA SUPER PROVA!

Não é sem motivo que o maior vencedor de provas de todos os tempos é belga, os caras sabem sofrer e fazer corridas que causam sofrimento. As clássicas de primavera belgas são as provas mais duras e gostosas de assistir e dentre elas o Tour Of Flanders tem espaço garantido.

Neste ano a coisa vai ficar ainda pior porque serão 32 pontos de paralelo entre 15 mtrs e 2 kms de puro sofrimento.

Subidas e mais subidas... serão 18 no total, destas, 11 são de paralelo inclusive esta da foto: Muur Kapelmuur com apenas 475 metros ela tem inclinação mínima de 9% e máxima de 19,8, UP! Amigos, ela é a 17ª subida a 15,8 kms do final, os caras chegam aqui completamente detonados com mais de 200 kms de pedal forte. Depois dela, mais uma subida de paralelo que tem entre 5,8 e 11% de inclinação.

No total serão 256,3km de poeira, pedras, subidas inclinadas, dor, sofrimento, torcida por toda parte, bandeiras amarelas com brasões, pneus furados, quadros, rodas e correntes quebradas, quem sabe algumas clavículas também...

A torcida fanática ocupa praticamente todos os 256 kms e se acumulam nas subidas onde promovem uma verdadeira festa.

Eddy Merckx, Jacky Durand, Johan Museeuw (maior vencedor 3x), Boonen, Ballan, Devolder e Cancellara estão entre os campeões desta clássica de arrebentar pernas e pulmões.

Ano passado Tom Boonen e Fabian Cancellara protagonizaram um duelo inesquecível, se marcavam de perto até que Boonen entrou no Muur na frente, em seguida Cancellara aumentou o giro de forma a entrar mais leve nos 19,8% e abriu de Boonen que ficou travado no cambio, o resto da história você já conhece... a partir daí surgiu uma história, na verdade uma lenda: "Cancellara tem um motor dentro da bicicleta", afirmou um "especialista", na ocasião o ciclista tocava uma Specialized, agora ele transferiu o motor para a Trek e venceu E3 Prijs no sábado.


Cancellara x Boonen no Muur a 19%


Medidor de potência de Cancellara ano passado

Mais uma vez a disputa está em aberto e com a vitória de domingo, Boonen volta a figurar como favorito a vencer a prova, imagino que dessa vez ele vai ficar mais atento quando chegar a Muur... 

Comentários