ESTÁ TREMENDO A BICI NAS DESCIDAS???? ENTÃO LEIA ISTO!



Já ouviu falar em “Shimmy”?
Por Marcelo Rocha

                Você com certeza já deve ter ouvido algum amigo ou conhecido se queixando de uma tremedeira sem fim em sua bicicleta quando em uma descida e à uma velocidade ligeiramente alta. Pois é, quadros de bicicleta são extremamente rígidos e resistentes no plano vertical, mas horizontalmente nem tanto. Parece haver uma “falha” (consentida pelos fabricantes) nas bicicletas que permite que em velocidade alta e em descidas, as bicicletas cada qual em sua característica geométrica, entrem numa espécie de ressonância e rebolem sem controle até que a velocidade diminua. Isso se dá por conta principalmente do efeito giroscópico das rodas e flexibilização dos garfos e por outros detalhes que veremos abaixo; e não pense que frear ajuda, pois piora. Esse problema é mais comum em bicicletas de ciclismo e triatlo.
 Alguns fatores podem facilitar o desencadeamento desse problema como, pneus com empeno ou com “manchão”, rodas com empeno ou mal centralizadas no guarda chuva, espigas de garfo muito altas (principalmente de carbono), mau ajuste da caixa de direção, e talvez o principal e em vários casos o único desencadeador do problema – descer em alta velocidade sentado no selim. É isso mesmo, você pode ter qualquer um daqueles detalhes acima em sua bike e descendo em pé e com boa técnica, você não vai sentir o “shimmy”. Assim como você pode não ter algum dos problemas e descendo sentado no selim será o suficiente para que o peso do seu corpo no selim ancore a bicicleta e faça com que ela se flexibilize lateralmente e comece a rebolar sem parar. Em dias muito frios o problema pode também surgir ou se agravar, com o ciclista tremendo e desencadeando a mesma frequência que a bicicleta “necessita” para rebolar. Não pensem que isso é uma falha geométrica das bicicletas; alguns especialistas acreditam que está mais ligado aos materiais muito finos e leves de hoje em dia.
Algumas dicas: se você tem esse problema ou já passou por ele, primeiro revise a bicicleta e elimine aqueles fatores acima que também contribuem para que ele seja desencadeado. E depois, vá para uma descida não tão rápida e não tão longa e comece aos poucos a treinar as descidas fora do selim e colocando o corpo mais para trás, pedais em 3 e 9 horas com calcanhares baixos e se quiser algo para dar mais suporte, prenda a bicicleta entre as coxas. Aos poucos vá aumentando a inclinação e o tempo de descida. Boa sorte! 

Contribuiu: Dan Empfield - Slowtwtich

Marcelo Rocha

Comentários

  1. Bom, minha Merida não treme nada! :O) e olha que desço o Riacho a uns 75...78km/h as vezes. Ela desce macia que nem uma mercedes! :O)
    Mas legal esse estudo, gostei.

    Boa noite a todos.

    Deny

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  2. PREVENÇÃO E DIMINUIÇÃO DE INCIDENCIA DE BOLHAS NOS PÉS

    PROTEÇÃO CONTRA ATRITOS E ROÇAMENTOS

    Tente o Creme NOK da linha AKILEINE SPORT, LINHA OFICIAL DA SELEÇÃO DA FRANÇA dos jogos olímpicos de Pekim e outros

    O creme NOK é um creme protetor contra atritos para Preparação da pele submetida às fricções (pés, axilas, virilha, seios,...)

    ele e também usado por diabético na proteção contra atritos

    MODO DE AÇÃO

    Ele limita o risco de acidentes cutâneos: queimaduras, bolhas (flictenas).Reforça a epiderme e a protege dos roçamentos ligados aos equipamentos do esportista e aos roçamentos pele contra pele.Torna o sistema articular mais flexível

    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURAVEL:

    Estudos Laboratoriais

    Comparado á uma região não tratada, o produto permite um aumento mínimo da vermelhidão oriunda de roçamentos padronizados no lado do pé dez minutos após aplicação do produto: -9,34%. Este efeito não é mais observado 30 minutos após aplicação: +5,95%.

    Comparado á uma região não tratada, as medições efetuadas no nível do calcanhar mostram um aumento mínimo da vermelhidão oriunda de roçamentos padronizados dez minutos após aplicação do produto: -4,39% e 30 minutos após aplicação: -9,59%.
    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar. Ate pela internet com a Dermatan, Dermexpress e Pharmaweb entre outros................

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  3. Obrigado por passar esse conhecimento, realmente eu tenho esse problema, ando em MTB e recentemente peguei um caloi strada, alumínio e garfo de carbono, e tomei um susto muito grande ao pegar minha primeira descida realmente forte, ela começou a tremer toda e eu fiz a frenagem bem devagar pra não capotar e mesmo assim continuou a vibrar bastante, no fim deu certo. Vou procurar um profissional pra ver se tem algum desses problemas na bike e tentar descer fora do selim. Obrigado novamente, abraços.

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  4. Boa tarde!

    a meses estou sofrendo com esse problema, apos um dia de treino em uma descida a frente da bicicleta começou a tremer e quase cai a uns 60kmh.. porem depois disso não consigo mais andar com a speed ate em linha reta sem obstaculo algum chega em uma certa velocidade perco a frente..e percebi que na mtb a mesma coisa andando em asfalto em algumas decidas, nao consigo passar de 50kmh..ja fiz todos os tipo de exames..e os ajuste na bike, porem so esta piorando... =(

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    1. É provável que haja um desbalanceamento da roda, tente colocar peso no aro utilizando-se da técnica usada para balancear roda de moto. O peso pode ser o que se usa para os tacos de golfes, que são pesos de chumbo autocolantes de de 3gramas.
      No meu casos deu um resultado excelente.

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  5. estou com o mesmo problema, ando bem na reta, porém, hoje mesmo na reta passou um caminhão próximo deu um vento lateral e a bike tremeu toda, fiquei com muito medo, pois a pista estava um pouco molhada. Nas descidas, cada dia estou diminuindo mais, minha bike é toda de carbono, já fiz de tudo, e não melhora. Agora estou pensando em pegar uma bike de uma amigo com minha estatura para eu fazer um teste, mas já não sei o que fazer

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  6. A minha MTB de entrada ficou assim depois de alguns meses de uso, tanto que não posso mais tirar as mãos do guidão em descidas íngremes. Já foi levada para regulagem, mas não melhorou. Estava pensando em fazer um up grade, mas não sei se vale a pena, pois não consigo detectar a fonte desta vibração.

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  7. Tenho uma speed Kuota Credo e se entrar em um pelotão onde a bike fica mais leve ainda não passo de 45Km/h...horrivel.... porém se estiver pedalando sozinho a esta velocidade a bike fica mais estável

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  8. Já passei por isso três vezes, todas as vezes em uma velocidade acima de 75m/h, e vejo vcs dizerem sempre que frear não ajuda, o que acho um grande equivoco, tem que saber frear, porque quando ela começa a vibrar ela não para mias, e deixar embalar a queda e inevitável, e cair a uma velocidade de 75 numa rodovia é quase sentença de morte, então o que aconselho a fazer é segura de leve o freio dianteiro e o traseiro com mais pressão, e tentar reduzir o máximo a velocidade da bicicleta, caso vc venha a cair, vc estará em uma velocidade mais baixa. No mais, assim como ninguém sabe o que realmente causa essa ressonância na bicicleta, ninguém também sabe ao certo o que fazer, mas das três vezes que passei por isso eu segurei ela no freio, é melhor cair a 40 do que a 75. Abraços.

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