MARCELO ROCHA EM MAIS UM BOM TEXTO


E agora?! Mais uma “gafe”…… - Geometria de quadros, características principais etc – Polêmica à vista!
                                                                                                                                                                                                               Por Marcelo Rocha
Há um bom tempo eu vinha querendo fechar talvez o melhor e mais explicativo artigo já publicado em meu site e nos sites parceiros. Com a gafe da revista VO2 na matéria da última edição que “tenta” diferenciar tipos de quadro, eu tive que adiantar a publicação do artigo. Pois bem, na tentativa de explicar a diferença entre os quadros de contra-relógio, ciclismo e triatlo o artigo da revista foi ficando controverso e inacreditavelmente equivocado. Vejam, eu sou leitor assíduo da revista e já tive uma grande matéria feita em meu Estúdio pela revista; porém, por vezes tentei me comunicar com os editores quando foram cometidos erros nas matérias a respeito das bicicletas e nunca fui ao menos respondido e dessa vez vou utilizar o meu espaço para humildemente desfazer o equívoco da matéria.
Para entendermos o que é geometria de quadros de bicicleta, alguns conceitos devem ser pré-estabelecidos; os quadros de ciclismo e mountain bike do mercado atual têm em média 73.5 graus de ângulo no tubo de selim. Os de triatlo hoje em dia estão em 98% dos casos acima dos 78 graus. Os de contra-relógio por uma regra imposta pela UCI que faz com que os ciclistas ajustem o selim de maneira que ele (o selim) fique cinco centímetros atrás do eixo do movimento central da bicicleta, têm em média 74.5 graus. Então, quadros de triatlo e contra-relógio são os mesmos, mas o ângulo de tubo de selim que o ciclista utiliza efetivamente é diferente entre eles.  E o que significa ângulo “efetivo” no tubo de selim? Para que um ciclista utilize o ângulo de tubo de selim que o fabricante fornece em seu quadro, por exemplo: um PINARELLO FP3 tamanho 54 cm que tem 73.5 graus no tubo de selim (sonho de muitos de nós ciclistas); o ciclista deve ajustar o selim com o centro anatômico do selim no centro do rail (peça que prende o selim) do canote. Se esse for o ajuste correto para esse ciclista, ele pode dizer que anda em 73.5 graus. Supondo que o ciclista através de um bike fit bem feito avance seu selim em um centímetro do que seria ele centralizado no rail e encontre o ajuste perfeito. Caros leitores, esse ciclista apesar de possuir talvez a mais tradicional das bikes italianas, não estará andando em 73.5 graus, simples assim. Como? Quando falamos em customizar bicicletas, o primeiro item customizado é o ângulo do tubo de selim; em um simulador específico achamos onde o ciclista se senta e precisa se sentar (vertical e horizontalmente) em relação ao movimento central, e depois veremos que ângulo de tubo de selim é aquele. Pois bem, quando a bicicleta dele estiver pronta, ele andará com o selim centralizado em relação ao rail e terá a sua pedalada perfeita com o selim no centro. Resumindo, se você tem uma bicicleta com 74.5 graus no tubo de selim e outra com 73.2 cm, e coloca nas duas vamos supor 72 cm de altura de selim e o selim 6 cm atrás do movimento central, você está efetivamente andando no mesmo ângulo de tubo de selim nos dois quadros! Simples (ou complicado) assim!
Se você for à Itália ou à Holanda, ou aonde quer que seja e fizer um quadro customizado e depois chegar aqui e seu selim tiver que ser avançado ou atrasado em relação ao rail para encontrar a posição de pedaladas perfeitatemos um problema. Ou você foi enganado e não fizeram o quadro sob medida, ou simplesmente erraram no cálculo do tubo de selim. Pois bem, essa é a primeira etapa para que entendamos que não adianta falarmos que temos um quadro tradicional com 73.5 graus e isso e aquilo, ou mesmo um quadro de triatlo com 78 graus, e em nenhum dos casos utilizamos o selim está centralizado ao ângulo do quadro; talvez fosse melhor ter comprado outro quadro ou mesmo não tentar colocar isso como vantagem.


A - comprimento horizontal  B - Altura do tubo de selim C - ângulo do tubo de selim D - ângulo do tubo da direção E - tamanho do stay traseiro F - Rake G - distância de caída da caixa de centro dos eixos H – entre - eixos I - trail   J - standover L -distância caixa de centro - eixo da frente M - tubo da direção  N e O veja na outra figura.
Passada essa etapa vamos à outra. Imaginem dois quadros de ciclismo tamanho 54 cm com 54.5 centímetros de comprimento e com 14 centímetros no tubo da direção. Um tem 73.5 graus e no tubo do selim e o outro 73.9.  Você leva essas bikes para sua sessão de bike fit e pede ao profissional que você fique exatamente igual nas duas bicicletas, e ao final da sessão temos 75 cm de altura de selim nos dois quadros, o selim 5.7 cm atrás do movimento central (os dois quadros estão no mesmo ângulo efetivo), 52.5 cm de distância do bico do selim até o guidão, e um desnível de 8.5 cm do selim para o guidão nas duas. O selim delas é o mesmo, grupo de peças e guidão também. Tudo leva a crer que você estará exatamente igual nas duas, e efetivamente está. Só que em uma delas você precisou colocar 20 mm de espaçadores embaixo da mesa e uma mesa de 115 mm e na outra apenas 5 mm e uma mesa de 125mm ?!!!! Ora, o tubo da direção não tem o mesmo tamanho e o selim não está na mesma altura? Como esses componentes ficaram diferentes? Existe uma característica por trás da “geometria” que todos olham nos quadros e que cada vez mais os grandes fabricantes divulgam em seus sites (ainda bem) que se chama stack e reach. O primeiro é a altura que o fabricante no momento da construção de seu quadro coloca o tubo da direção em relação à caixa de centro. Um dos quadros citados acima tem o stack de 56 cm e outro 57.5, por isso um tem 20 mm (ou 2 cm) de espaçadores e outro apenas 5 mm. Ou seja, não vamos falar que dois quadros com mesmo tamanho no tubo da direção (e que tem o mesmo comprimento) são iguais, porque eles podem ser (e quase sempre são) diferentes. O segundo (reach) é a distância (horizontal) que o tubo da direção tem da caixa de centro. Um dos quadros acima tem 38.5 cm de reach e o outro 39.5 cm. Por isso um tem mesa de 125 mm (ou 12,5 cm) e o outro apenas 115 mm. Lembre que o ciclista está à mesma distância e à mesma altura em relação à caixa de centro nas duas bikes, ou seja, qualquer diferença da caixa de centro para frente de verá ser compensada como aconteceu acima, e como sempre acontece. Mas e o que aconteceu na matéria da VO2?


O primeiro equívoco foi falar que quadros de contra-relógio ou triatlo têm sempre o tubo da direção menor do que a de ciclismo; pode ser que sim, mas não é isso que diferencia os quadros, e sim o stack. Não importa que tamanho tenha o tubo da direção, importa que altura ele seja montando em relação à caixa de centro. E nos quadros de triatlo e contra-relógio o stack ésempre (100% dos casos) menor do que nas de ciclismo.  Assim como nas mountain bikes o stack é maior do que nas de ciclismo e triatlo com muita folga em 100% dos casos.  Se você tem uma mountain bike aí na sua frente, faça a medida do tubo da direção e compare com a sua de ciclismo, e aí tente entender porque você pode ter achado um tubo menor na mountain bike e com menos espaçadores embaixo da mesa, mas quando vc olha o guidão dela tem desnível de apenas 2 cm em relação ao selim e a na de ciclismo você tem 7 cm de diferença com um tubo de direção maior e com mais espaçadores embaixo da mesa, vamos supor.  Pode quebrar a cabeça aí. O segundo equívoco foi falar que bicicletas de triatlo e contra-relógio são menos “reativas” do que as de ciclismo, porque as de ciclismo tem o tubo da direção maior.  Existe outra característica nas bicicletas chamada de trail, quanto maior o trail mais estáveis serão as bikes, e quanto menor mais rápidas e ariscas. Pois bem, bikes de triatlo têm sempre o trailmaior (e precisam ter) porque o ciclista tem muito peso concentrado na roda da frente da bike ao contrário da de ciclismo; e por isso (pelo trail) elas são menos ariscas. Então, quando você ouvir aquele especialista falando em triângulo traseiro, ou menor triângulo do quadro, seno e co-seno, resultantes de força e blá, blá ...... Balela, a diferença é sempre o trail. Ah, e as mountain bikes também têm diferença no trail entre os modelos. Por exemplo: uma all mountain tem mais trail do que uma cross country XC, e também por isso são mais confortáveis (as all mountain). E outro detalhe, apesar de uma bike de triatlo (quando falo incluo a de contra-relógio sempre) ter a distância entre - eixos menor do que a de a de ciclismo; se você medir do movimento central até o eixo da frente a de triatlo é maior do que a de ciclismo, aumentando a base também e tornando  por isso também essa bike mais estável para andarmos no clip.
Em breve escreverei a parte II desse artigo.  Dessa vez, não consegui e nem poderia ser sucinto em um assunto tão complexo, mas acredito que já ajudei um pouco no entendimento de geometria e outras características de quadros de bicicletas, e desfiz em parte o equívoco de uma revista tão respeitada, mas que nem sempre tem boas edições em suas matérias. Até breve!

Comentários

  1. mto boa matéria.leio sempre seus posts.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo! O Marcelo é um parceiro que entende muito de bicicletas e principalmente no que diz respeito a Bike Fit. O cara recebe ciclistas de todo o Brasil e está sempre se atualizando para melhor nos atender.

    Forte abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. qual foi a sua fonte de informação?

    ResponderExcluir
  4. Olá, seja bem vindo ao PD. A fonte de informação você poderá conseguir junto ao autor do texto no site: http://www.marcelorocha.com/001/00101001.asp?ttCD_CHAVE=1274&btOperacao=

    Fique à vontade para participar, é sempre um prazer responder aos comentários.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.