CASO CONTADOR

Alberto Contador que "anda mais do que notícia ruim" desta vez está perdendo para ela. O ciclista espanhol está estampado em todos os sites do mundo devido a uma ínfima quantidade de clembuterol (vai saber o que é isso) que foi encontrado em sua amostra de sangue. Os sites especializados relataram que Contador estava visivelmente decepcionado e muito nervoso, mas não abriu mão da inocência.

Segundo Contador, uma infecção alimentícia foi a causa de todo o alarde. "Durante o Tour ele foi chamado e explicou tudo aos médicos que o liberaram. Contador disse hoje em entrevista:  "Se trata de una muestra que se hizo el día 21 por la tarde en la que apareció una millonésima parte de clembuterol. A raíz de esto, el 24 de agosto se me comunica el resultado y el día 26 me reuní con el equipo médico de la UCI y yo expliqué mi versión. Ellos reconocieron que se trataba de un caso de contaminación alimenticia".

De qualquer forma, a notícia não é nada boa para o esporte, agora a UCI vai ter que achar uma saída para esta questão. Não é de hoje que atletas Pro Tour sofrem por tomarem produtos que não influenciam em nada na performance, mas que consta na lista da UCI como substância proibida. Há de se analisar com muito critério um caso como este.

Comentários

  1. Prezado Wander,
    O tal do clembuterol é uma substância simpaticomimética que atua principalmente em receptores beta-adrenérgicos.É uma droga prescrita geralmente para tratamento de sintomas com comprometimento respiratório, como um descongestionante e broncodilatador. Pessoas com doenças crônicas como a asma usam essa substância para produzir um efeito broncodilatador para tornar a respiração mais "fácil". É mais comumente disponível como um sal, o Cloridrato de Clenbuterol.O Clenbuterol é um β2 agonista adrenérgico, com algumas semelhanças à adrenalina. A substância estimula quase especificamente Receptores adrenérgicos β2 provocando relaxamento bronquiolar, aumento da motilidade do epitélio respiratório, aumento da secreção de fluido do trato respiratório, estabilização dos mastócitos, inibição da liberação de histamina, dilatação vascular, aumento da liberação de neurotransmissores adrenérgicos e ativação miocárdica.Também possui um efeito mínimo na ativação de Receptores adrenérgicos β1. Sua atuação mais específica nos receptores beta origina um efeito mais potente, porém mais sujeito a platôs que a adrenalina, devido a facilidade do organismo se adaptar a droga.
    fonte: Widipédia

    ResponderExcluir
  2. "...atletas Pro Tour sofrem por tomarem produtos que não influenciam em nada na performance..." Vou ter que discordar dessa parte my friend.

    O Clenbuterol é usado por fisiculturistas, dentre outros efeitos, queima gordura, aumenta massa muscular e também pode ter um efeito estimulante de curto prazo, incluindo o aumento da capacidade aeróbia e pressão arterial.

    A nadadora americana Jessica Hardy testou positivo para clenbuterol em julho de 2008 e serviu uma suspensão de um ano.

    Agora até que ponto Contador se beneficiou por ter usado Clenbuterol é difícil dizer. Segundo ele uma carne 'contaminada' traga da Espanha que foi responsável por isso! "Carne contaminada" traga da Espanha!!?? No mínimo estranho...

    Abraço

    João Schwindt

    ResponderExcluir
  3. Caro João,

    É verdade, eu me apeguei apenas a quantidade de droga que foi encontrada e não aos efeitos que dela decorrem. Mas estava me referindo a exemplos como aquele que você deu hoje cedo. O caso do Romário que para retardar a careca dele tomou remédio e foi pego por doping. Atletas não podem combater a calvice e nem tomar mais do que cinco xícaras de café por dia (se minha mãe fosse atleta estava sempre enrolada na cafeína...rsrs).

    De qualquer forma ele fez besteira e talvez vá pagar por isso...

    ResponderExcluir
  4. e nem podem ser impotentes, porque também não podem tomar viagra, que é considerado doping rsrsrs. Abs

    ResponderExcluir
  5. Gente, vamos ser mais realistas.
    O clembuterol é vasodilatador, bronquiodilatador, tem pouco efeito anabolizante e bom efeito termogênico. O fato de ter sido pega uma quantidade pequena é porque a meia vida do produto (tempo efetivo de ação) é de apenas 48 horas!
    Agora imaginem, o cara com isso no sangue: bronquios dilatados (aumento muito considerável na captação de oxigênio), vasos dilatados (circulação sanguinea e oxigenação muscular melhorada), efeito termogênico (o que leva a perder gordura, deixando-o sempre "leve"), sem contar no efeito estimulante que o produto tem... poxa, o cara vai andar muuuuuuuuuuuito mesmo! Não desmerecendo a capacidade dele, mas dizer que o produto não melhora o rendimento... é mentira, pois melhora muito sim!
    É como o Romário também. A finasterida estimula um aumento de testosterona endógena (que nosso corpo produz), além de mascarar o uso de outras substâncias.
    Então pessoal, não vamos pensar que os atletas são bobinhos assim, pois eles até pondem ser (alguns), mas quem está por trás deles (no bom sentido) não é!
    Toda boa equipe, todo bom time, além de treinadores, tem também bons médicos e bioquímicos, que sabem bem o que usar, como usar e quando usar.
    Bom, espero não ir contra ninguém, só falei essas coisas porque vi a matéria e os comentários e resolvi colaborar.

    Deny (Palhacyn!)

    ResponderExcluir
  6. Ele pilantrou mesmo! Esse negócio parece ser bruto se funcionar como você falou. Mas como o cara arrisca uma carreira brilhante dando um mole desses heim?

    ResponderExcluir
  7. Rapaz, arriscar, todos arriscam. O negócio é que hoje, os testes anti-doping e as comissões responsáveis estão mais "atualizadas" nos assuntos. Antes nem todo mundo iria pensar que tomar remédio pra cabelo melhoraria rendimento; ou remédio pra asma; ou até remédio pra emagrecer... enfim... hoje, os profissionais responsáveis por investigar e analisar isso, estão mais "ligados" e desconfiados.
    O fato é que todos, em algum momento vão arriscar algo. Estão, claro, bem amparados por profissionais muito bons no que fazem, mas as pesquisas andam para ambos os lados.
    O melhor é a gente ficar na malto,proteína, endurox, bcaa e glutamina mesmo! ehehhehehehehe...

    boa noite!

    Deny (Palhacyn!)

    ResponderExcluir
  8. Denny,

    Já é caro pra gente manter a malto e o endurox, imagina ainda perder tempo com essas porcarias. No Brasil que a gente paga pra pedalar então, nem se fala rsrsrsrs.

    Mas como dizia o incomparável Eddy Merckx: "quer vencer corridas? Ande de bicicleta!".

    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.