CONTADOR NO CRI - POR MARCELO ROCHA



Contra – Relógio FINAL TDF 2010

Por Marcelo Rocha


Recebi alguns e-mails questionando o motivo da piora de Contador no crono nos últimos tempos. Vários podem ser os motivos; como especificidade do treinamento e etc. Vendo-o andar em sua TT, percebi alguns problemas e vou expor durante o artigo. 

A performance de Schleck também chamou a atenção só que no caso dele houve uma significativa melhora. Muitos devem ter percebido que em pouco mais de uma hora em cima da bike, Contador deve ter se mexido para frente e para trás no selim umas “cem vezes”. O que isso quer dizer? Quer dizer que ele piorou seu posicionamento e está menos estável em cima da bike, e que isso é horrível em cima de uma bike, e principalmente em um crono. 

Tirem por Cancellara e Schleck que mal se movem no selim, e mostram total estabilidade na bike e na pedalada. E por quê? Porque eles tiveram a consultoria e acompanhamento de Andy Pruitt para o posicionamento atingido em suas bikes. Andy Pruitt é um dos maiores especialistas do mundo em bike fit, responsável pelo BG FIT da SPECIALIZED. Alguns ainda me falaram: “é a bike, ele (Contador) andava de TREK e agora mudou para SPECIALIZED”. Ora, eles esqueceram que Cancellara e Schleck também estão de SPECIALIZED.

Ah, então Contador não se adaptou à bike?! Não é isso.... No PRO TOUR ainda existem diversos ciclistas seguidores da “OLD SCHOOL”. Para eles o posicionamento instintivo é a melhor opção frente às tecnologias disponíveis para o bike fit. Equipes como: RADIOSHACK (melhor Equipe no TOUR), GARMIN, HTC, SAXO BANK, SKY entre outras vem provando que a ciência e a tecnologia podem e vem ajudando os ciclistas em todos os níveis. 

Todas essas equipes, por exemplo, já realizaram o bike fit com o mesmo sistema que utilizo; que atualmente é o melhor disponível no mundo. Mas por que o melhor atleta do mundo anda em uma posição eu diria pouco eficiente? Sinceramente não sei, mas ele tem erros desde altura do selim combinado com o tamanho das pedivelas, altura da frente (aero-bars) e principalmente o arm pit (ângulo formado entre o braço e tronco) que está muito está longe do ideal, fazendo com que ele não consiga relaxar o seu peso por sobre o clip.

Mas será que ninguém falou isso para ele? Duas hipóteses: ou alguém em quem ele acredita falou só que esse alguém também é da “OLD SCHOOL” (e não mudou nada na bike) ou ele simplesmente não aceitou a correção que deveria ser feita, assim como vários ciclistas não aceitam. Espero que ele repense a sua posição na TT ou alguém repense por ele, pois se o Schleck continuar nessa ascendente vai ser difícil que Contador ganhe novamente.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

*Marcelo Rocha é profissional do bike fit há alguns anos e coleciona dezenas de especializações na área. Todos os anos participa de Congressos Técnicos, cursos de atualização e coloca seus serviços à disposição para atletas de alta performance que procuram o diferencial para vencer em cada segundo e também para quem quer apenas curtir o final de semana andando de bici na posição mais confortável e também correta.

Confesso que já fui meio cético quanto à eficiência do bike fit, mas também não gostava muito de sushi até experimentar... Há coisas que não tem como negar o resultado, uma delas é a eficiência do bike fit, sistema este que é estudado e vem evoluindo ao longo do tempo para acompanhar a tecnologia que envolve as bicicletas atuais.

Não há como fazer um investimento alto numa bicicleta (até a mais simples é muito cara) e se furtar ao cuidado de não realizar o fit. Se você ainda é um cético, ou acha que sabe tudo sobre bicicleta e não precisa de dicas, garanto que se for honesto consigo mesmo vai se surpreender a longo prazo com os efeitos do fit. É difícil alguém levar o seu carro num mecânico que "diz saber" arrumá-lo, então porque levar sua bici para qualquer um fazer um "olhometro" e dizer: "agora sim, ficou massa, sua perna tá esticadinha..." Não vacile, aceite a tecnologia, seus joelhos e costas vão agradecer.

Esta foi a dica do dia.

Comentários