DIZEM QUE CICLISTA TEM PREGUIÇA DE LER - EU NÃO ACREDITO - MAS SE TIVER, VAI PERDER UM BOM TEXTO!



Por quê o ciclismo e não o futebol?

Por Edgardo Jorge

Muitas pessoas questionam quando num sábado às 11 da noite tenho que voltar para casa enquanto a galera toda vai para festa: Por quê vai embora?; e respondo: Amanhã treino, amanhã corro, etc... Ahhh é? Você jogador de futebol? , perguntam eles? Eu não jogo futebol, sou ciclista.

O efeito da resposta pode ser notado claramente no olhar e no rosto daqueles que perguntam. Uns expressam seu assombro: ciclista?, outros ficam calados, outros riem.

A bicicleta é esse cacareco que o mundo todo usou alguma vez; pelo que tem predileção quando se é pequeno, porque te faz sentir livre, feliz, rápido, intrépido, porque sente que o ar esfrega cada parte de teu ser, porque te faz voar acima do chão. Esse objeto de prazer infantil hoje vira no mais fiel instrumento que te leva à gloria, mas passando pelo inferno prévio, o que te acompanha nesse esporte tão duro e extenuante que te faz perder a consciência, capaz de pôr o coração a 220 pulsações, capaz de fazer te vomitar sangue.
 
Um esporte tão duro, como desesperante, no qual tem de ser paciente e ter sangue frio. Além disso, tem que ter cabeça, inteligência, não só pernas; onde a cabeça faz falta não só para abrigar o capacete. Mas também pra fazer te ver uma fuga, imaginar uma louca estratégia que te leve ao sucesso. A que te faz ver as quedas e pontos fracos do oponente enquanto escala por uma subida a 200 pulsações por minuto.

 
Um esporte que é um estilo, uma forma de vida; acho o esporte de mais orgulho pessoal, onde só o próprio esforço de teu corpo te faz ser capaz de percorrer muitos quilômetros. Onde cada treinamento é uma superação pessoal, onde cada dia que pegas a magrela, carregas a sacola de tua vida com um episódio novo.

É um esporte que te faz brilhar, que te faz chegar ao ponto mais alto, só você, onde por muito que tenha não é ninguém se não é bom, se não tem classe, se não tem raça, se não tem coragem. Um esporte onde tem que ser especial, onde há que ser de outra pasta, pois bom ciclista não pode ser uma pessoa qualquer.
 
Não é qualquer um que acorda no domingo com chuva às 5 da manhã para ir a uma corrida a mais de 100 km de casa, chega à linha de saída e se curta a corrente! Porque é um esporte tão duro, que as quedas fazem parte de nosso dia-a-dia. Onde as clavículas, pontos de sutura, aranhões e joelhos esmagados são o pão de cada dia. É o amor pelo esporte, pela bici, pelo sacrifício. E o sofrimento, é o que faz que numa queda de um domingo corra ao seguinte dia com a boca costurada. É um sacrifício tal que te faz tocar o céu, com montanhas de mais de 2000 metros, com caminhos que só 3 mais conhecem, com subidas do 20% nas que nem um carro pode, mas um homem com seu sacrifício agüenta até beirar o infarto, quando o gosto a sangue enche a boca, quando só pensas: "sou o melhor", "o vou vencer, vamos lá".

É esse esporte que faz emocionar a qualquer um; quando chegar ao porto mais alto. Quando treins a 5 graus ou quando volts pra casa à noite molhado e com muito frio. Quando pedala longe de casa só pra ver uma paisagem. Quando fica esmagado. Quando corre até com uma dor no ombro. Quando sentes a emoção das pessoas que estão torcendo. Quando tem uma ilusão. Quando cada dia que esta na bici tem orgulho, quando sente que isso faz crescer como pessoa, que faz amadurecer. A bicicleta te deixa pensar nos problemas e olhar as coisas de outra maneira, porque o esporte forma o caráter. Por isso você é "de outra categoria", você é ciclista. Sempre dá igual o reconhecimento, as medalhas e o dinheiro. Só caminhos, um par de amigos e nossas bicicletas. Há que ser muito homem, para baixar a 70 km/h, por um caminho molhado pela chuva, sabendo que do solo estamos acima de duas rodas tão finas como moedas.
 
Por isso pode se sentir o orgulho de representar uma região/país/a uma turma de amigos lá por onde vai. Porque todo aquele que tenha a vontade de andar de bicicleta, seja profissional, amador ou bem "domingueiro", merece minha admiração. Porque quando vai de bici é maior. Porque quando vences a vontade de ir pra casa pensando: "isto não é para mim ", "eu para isto não sirvo”, vence à mediocridade. Mas ali vê se quem é pra valer e quem não. Quem tira a toalha e vai para casa à poltrona ou quem aguenta, sofre e segue até que o pulsometro diga pára... E por quê o faz???
 
Porque você é ciclista. Porque o único oponente é você mesmo. Porque assim vai ser sempre, até a morte. Porque você é um esportista dos pés à cabeça. Porque é um sofredor nato e tem valor!

Email do Internauta:  Bira Macedo
Fotos: http://www.cyclingimage.blogspot.com/

Comentários

  1. lindo o texto... é realmente somos tiferentes... por ser ciclista.... ciclista ama muito o esporte que pratica....

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários!!!! TExto muito bom mesmo!!!!
    Parabéns!!

    Alan Clécio

    ResponderExcluir
  3. Muy Buena Nota. Excelente. Me ha emocionado mucho.
    Saludos desde Bs As a los amigos de Ciclo Race.
    Gustavo Marinkovich

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto! Embora não seja ciclista, acompanho meu marido e posso assegurar, o que vocês fazem é maravilhoso! Parabéns a todos os ciclistas!!
    Linda fotos Wander! Parabéns
    Beijo querido
    :*

    ResponderExcluir
  5. Wander, postei o link do texto no meu blog tá? Se tiver problema, me avise!!
    www.estradasetrilhas.com.br

    :*

    ResponderExcluir
  6. Fique à vontade Cláudia. E vc está me devendo umas fotos bem escolhidas para o cyclingimage, abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.