MARCELO ROCHA COMENTA

Melhor do que ter recebido o convite de Dan Empfield (fundador da QUINTANA ROO) e hoje dono do Instituto SLOWTWITCH de bike fit em triatlo e contra-relógio, foi ter conseguido ir até lá e realizar o curso. Ao lado dele, nada mais nada menos, do que John Cobb criador do super design da WILLIER CENTO CRONO e IMPERIALE (eleita a melhor bicicleta da categoria pela revista BICYCLING). Quatro dias de internato, 9 horas de curso por dia, 12 fitters, café da manhã, almoço e jantar juntos. E advinha o assunto? Bikes, posicionamento, bike, posicionamento.... etc. O Instituto fica em umas montanhas à uns 80km de Los Angeles, próximo à uma estação de ski, na cidade de Valyermo.

Senti um certo frio (rs), estava uma sensação abaixo de 5 graus e no terceiro dia, neve!!




Minha casa por 6 dias - cheguei por último e ganhei o TRAILER (nada mal - dormi sozinho e sem barulho; mas em um frio um pouco maior).
Brincadeiras à parte, o curso foi fantástico; John Cobb deu um dia específico de aerodinâmica em conjunto com o bike fit. Nos outros, Dan Empfield nos colocava de castigo fazendo (e discutindo), uns cinco fits por dia.

Simulador que usávamos para os fits


Na quinta saí para um pedalzinho em umas "subidinhas"de 15% de inclinação (duro!). Tá certo que não estou nem um pouco treinado, mas mesmo assim.......... A hospedagem fica à 10 metros do Instituto (é mesmo um internato), na casa de Mark Montgomery (ex-triatleta profissional), gente boníssima! Mark competiu o primeiro IRONMAN em 1981 (nem chamava IRON); o cara tem uma fita de vídeo que ele nos mostrou com a prova na íntegra! Impressionante! O cara que ganhou a prova, sem clip, com uma bike de uns 12kg, sete velocidades; fez 5:03 no pedal..... não preciso nem falar.

Na correia do último dia voei (de carro na verdade) para SAN DIEGO para visitar um túnel de vento. Vocês não acreditam na estrutura. Parece uma loja de bikes: vários tipos de roda, capacete, aero bars, roupas, etc. Justamente para achar a melhor combinação para cada atleta. Assisti à uma sessão de teste com a "smoke". Uma fumaça que eles utilizam para enxergar o efeito do ar sobre o conjunto ciclista + bike em diversas direções. De novidade para o Estúdio, além de mais conhecimento eu trouxe:

- Calços específicos para utilização entre os tacos e sapatilhas para a correção de diferença de alcance entre as pernas, e para melhor equilíbrio da pisada do ciclista com uns calços que são mais finos de um lado e grossos do outro (para ciclistas que colocam mais pressão nas partes interna ou externa dos pés; gerando desequilíbrio articular para os joelhos). Havendo a necessidade da utilização, o ciclista já sairá com eles instalados na sapatilha. O preço dos tacos será somente de custo. O Estúdio é o primeiro do País com esse tipo de intervenção!

Valor do investimento: 465US$.

- Uma caneta infra-vermelha chamada ZIN. Ela é acoplada ao RETUL, e ao final do ajuste fazemos um desenho 3D da bike do ciclista com todas distâncias e alturas registradas. O ciclista receberá um arquivo PDF com as medidas finais de cada uma de suas bikes. Também novidade no País!

Valor do investimento: 1.600US$.

Até a próxima!

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