SPRINT FINAL COM RODRIGO DE MELLO BRITO - "MORCEGÃO"


O Blog Pedal Digital ultrapassou os 50.000 acessos em menos de um ano de vida e para comemorar, uma entrevista com um atleta da cidade muito especial: Rodrigo Morcegão está em Sprint Final, que, inclusive, é sua especialidade: estraçalhar na chegada sem dó de seus adversários. Foi assim que ele conquistou 3 Copas da República e muitos outros títulos em sua carreira.

Ciclista de personalidade forte que alcançou o sucesso a custo de muito sofrimento, Rodrigo fala para você como é sua rotina, seus títulos e em qual equipe da cidade vai correr ano que vem, os detalhes você terá que ler para saber!

Então leia aqui no Pedal Digital:

PD Quem foi o seu guru no início de sua carreira, aquela pessoa que mais te ajudou?



RM Várias pessoas me ajudaram no ínicio e muitas continuam ajudando, em um certo momento o Eustáquio (ciclo miroir) começou a me levar para as corridas em Goiânia isso com certeza fez muita diferença, sem falar nos treinos que ele me passava ou até mesmo em conversas sobre ciclismo. Agora há muita gente que nunca vou esquecer em destaque a minha família que sempre me apoiou.

PD Como foi o início da carreira?


RM Penso agora que foi maravilhosa, mas foi bem difícil todos os problemas, tombos, falta de grana, mais sempre muito bem amparado por todos que estão a minha volta. Sempre haverá dificuldades, no começo de qualquer carreira pois é um mundo novo e de muita rivalidade. Sempre penso que vou conseguir por isso eu nunca desisto.

PD Houve algum momento em que você pensou em abandonar tudo?


RM Sim, tiveram vários momentos que pensei em jogar tudo pro ar. Mais eu tinha calma e perseverança e acredito muito em mim. Teve um momento bem difícil no final de 2007 quando tive uma hérnia de disco, foi algo que realmente doía muito e me impossibilitava de fazer vários movimentos. Que luta! Eu queria operar e os médicos insistiam em fazer um tratamento com cautela. Mas tenho que agradecer por que hoje convivo com esse problema sobre controle.  Agora abandonar o ciclismo nunca, quando pensava sobre isso era a nível profissional.

PD Qual foi o momento de sua carreira que você aponta como o melhor de todos?


RM Difícil destacar, foram várias conquistas que guardo dentro do coração. Mas a medalha de prata nos Jogos Sulamericanos em Mar del Plata, com o velódromo lotado foi demais! Parecia que eu estava vivendo um sonho, foi demais!


PD Quais os seus principais títulos?


RM Aqui, Rodrigo Morcegão enviou seu currículo, mas são tantas premiações que resolvi colocar só algumas: Em 2002: Campeão do Ranking Brasileiro e Campeão da Taça Brasil de Pista, Campeão Brasileiro de CRI, Campeão da Copa da República. Em 2003: Seleção Brasileira de Pista no Pan, Campeão por pontos da Volta de Santa Catarina, Bicampeão da Taça da República, em 2005: Campeão dos 100KM de Brasília, mais uma vez integrante da Seleção Brasileira no Pan, Tricampeão da Volta da República, 2006: 4º no Pan Americano de Pista em São Paulo, Vice campeão de pista nos jogos Sul Americano em Mar Del Plata, 3º no Meeting Sul Americano de Pista no Chile, Campeão dos 100km de Brasília, Campeão, vice e 3º no Brasileiro de Pista, 2007: Jogos Pan Americanos de Pista – RJ, 5° E RECORDE BRASILEIRO! Daqui até abril de 2008, um tratamento na coluna deixou Rodrigo de fora das provas, mas em 2008 retornou ao pedal e em 2009 ganhou até uma moto no GP do SIA.

PD A pouco você conquistou duas medalhas na pista, como foi fazer as pazes com a vitória em um Brasileiro?



RM Tenho muita experiência em pista, adoro correr contra o relógio e ter disputas quase que mano a mano, tenho que agradecer a Deus por me dar condições de disputa. Agora não penso que voltei a fazer as pazes com a vitória , por que de fato eu nunca briguei com ela. O ciclismo é assim, muito disputado, e, às vezes, por um mínimo detalhe a gente não ganha. E com mais essas duas medalhas somo um total de 25 medalhas de Campeonatos Brasileiros.


PD Existe alguma prova que você guarda uma lembrança especial, algo que marcou sua carreira?


RM Sim, a prova de schrat no Panamericano de 2006 no velódromo de Caieras SP, eu planejei toda a estratégia na minha cabeça e consegui colocar em pratica foi demais! Pensei em todos os detalhes antes, durante e depois da corrida, fiz uma corrida de campeão obtive a quarta colocação mas essa com certeza é uma vitória inesquecível.


PD Como é a rotina do dia de um ciclista do seu nível?


RM Treinos, descanso, planejamento, alimentação, hidratação, concentração, agora estudo a noite e faço estágio durante a tarde.

PD Como é viver do esporte?


RM Com dificuldades e alegrias bem próximas uma da outra.

PD Você é um dos ciclistas da cidade que tem mais títulos importantes no ciclismo, se não for o que tem mais, mesmo assim no próprio meio ainda há ciclistas que não valorizam essa situação. Como é lidar com isso no dia a dia?


RM É melhor dar valor, para quem realmente dá valor.


PD Para quem pretende iniciar uma carreira como ciclista profissional hoje, qual dica você pode dar?


RM Não trabalhe a curto prazo e tente aprender com os mais velhos, cada palavra dita por um profissional tem um significado importante mesmo que seja brincando ou brigando tente entender. Seja persistente, o ciclismo exige dedicação 24horas por dia. Procure orientação de um profissional para desenhar uma planilha de treino ideal, ela é que dirá a sua melhor rotina.


PD No ciclismo amador tem muitas "picuinhas", "conversinhas" ... Como é o ambiente no ciclismo profissional? Tem conversa fiada também?


RM Sim acho que em todo lugar ou ambiente de trabalho possa ter as "conversinhas", você é que vai decidir em que grupo vai estar, entre os campeões ou os "conversadores"... A grande maioria participa do grupo dos campeões no nível profissional, até pelo respeito e valor que cada um sabe que merece diante de uma derrota ou vitória. Pois todos sabem das dificuldades vividas por ser um ciclista. E como é difícil a busca pela vitória.

PD Você tem alguma dica para melhorar o ciclismo elite da cidade? Algum ciclista do DF com potencial de chegar à elite nacional?



RM Todos os ciclistas em Brasília têm condições de ser profissional, sem falsos elogios. Não precisa ser remunerado para ser ciclista profissional e nem correr em uma grande equipe, basta ter atitudes de profissional que aprendemos em casa com os nossos pais. Dica, acho que a promoção de várias corridas durante o ano já é algo bem evolutivo para o ciclismo brasiliense. E claro fazer onde possa ter público, veja só eu nunca corri um circuito no lago norte por exemplo e cada dia que passa abre um comércio novo um shooping que pode ser parceiro na divulgação. Nos lugares fora do país onde corri, por exemplo, no Chile, o objetivo é levar os campeões para o público chegar perto deles e assistir as provas.

PD Quais as expectativas para 2010? É verdade que tem um filhote a caminho?


RM Sim um filhão que está chegando em uma hora maravilhosa da minha vida, ou melhor, fazendo ser a hora maravilhosa, rsrsrsrsrsrsrs. Os planos para o ciclismo no ano de 2010 são mais modestos, vou transferir minha federação para Brasília e correr na equipe Unicesp. Não vou sair do circuito profissional mas devo correr em torno de 30 a 40 provas no próximo ano, bem menos do que vinha correndo nos outros anos. Espero poder ajudar meus companheiros de equipe a evoluir para o nível profissional.


PD Espaço para você falar o que quiser, mandar uma mensagem, agradecer a alguém:

RM Obrigado a Deus!

Observação do entrevistador: Um campeão não nasce da noite para o dia, mas sim a custo de muito sacrifício: num certo domingo MUITO CHUVOSO, estava eu indo para a aula bem cedinho e passei por Rodrigo e Fabinho (Leão Bikes) treinando. Acho que só eles sairam naquele dia...

Todos querem desfrutar do prazer de vencer, mas poucos querem provar do gosto de asfalto molhado na boca numa manhã chuvosa de domingo, onde a cama é mais forte do que a disciplina da grande maioria! Tudo tem seu preço e este é o preço do sucesso: Muito Sofrimento! Assim o joio se separa do trigo e se cria um campeão...

Obrigo Rodrigo por ter aceitado participar do blog!

Em breve será você aqui no Blog Pedal Digital, aguarde!

Comentários