SPRINT FINAL COM FERNANDO CESAR O DELEGADO DO PELOTÃO!

Fernando Cesar é atleta AAZ Racing e um dos mais bem preparados ciclistas da cidade. Em seu currículo tem títulos como o de Bicampeão da Volta do GO Master (2008/09), já foi Campeão Brasileiro de Ciclismo e Maratona MTB, dentre outros bons resultados e com certeza ajuda o ciclismo local a se desenvolver.

Vamos ver o que ele tem para nos dizer:

PD O que te levou a entrar no mundo do ciclismo e a quanto tempo está nele?

FC Comecei a pedalar em abril de 2002 visando apenas uma forma mais divertida de manter meu condicionamento físico para prática do mergulho livre e da caça submarina de alta performance. Precisava de uma atividade física que me mantivesse em condições de mergulhar em apneia por seis a oito horas ininterruptas em profundidades que chegavam a 40 metors. Através da revista francesa Apnea - a Procycling do mergulho - fiquei sabendo que espanhois e franceses praticavam o MTB como complemento aos treinos de piscina, foi então que tudo começou. Treinamento mesmo e competições visando resultados só a partir de 2005, e sempre sobre a orientação da dupla Abraão Azevedo e sua (agora) esposa Fernanda Carraca.

PD Em seu tempo de ciclismo/MTB, qual foi o melhor e o pior período que você atravessou?

FC A temporrada de 2007 foi sem dúvida a melhorde todas até agora, e isto porque foi um ano em que as competições tiveram início em fevereiro com a Volta do Uruguai, passando pelo Pan-Americano de XCO e Campeonatos Brasileiros de MTB Maratona e Ciclismo de Estrada e outras tantas provas Brasil afora. A temporada de 2008 foi um pouo menos intensa e de 2009 menos ainda em razão do nascimento de minha segunda filha. Mesmo estando em condições físicas superiores aos anos anteiores participei de poucas provas em prol de permanecer mais tempo com a família. Este ano também tive dois atrpelamentos, e atualmente estou me recuperando de uma fratura na costela. Mesmo assim não considero ter tido momentos ruins pois acredito que acidentes como os que sofri infelizmente fazem parte de nosso esporte.

PD A pouco você competiu na Elite aqui no DF, o que você colheu de bom ao fazer tal experiência? No que diz respeito ao nível do ciclismo local, qual a sua opinião sobre as categorias Master e Elite? Você atribui à categoria Master a má fase que a Elite se encontra aqui no DF?

FC No início do ano resolvi competir na Elite a fim de obter condicionamento de forma mais rápida e mais consistente, já que as provas desta categoria no DF quase sempre são mais longas e com um maior número de ciclistas em condições reais de brigar pela ponta. Além do mais, havia uma maior paridade entre as equipes da Elite, o que fez com que a AAZ também evoluisse taticamente. Essa experiência foi fundamental nas demais provas em que competimos como por exemplo na Volta Master do Goiás.

Apesar destes fatores e do maior vigor inerente aos atletas da Elite - muito em razao da pouca idade dos mesmos - não vejo nossa Elite como apta a participar de competições em condições de obter bons resultados em nível nacional. À exceção de Rodrigo de Melo Brito e Abraão Azevedo, não temos profissionais do esporte competindo no Distrito Federal, e isso fica claro em provas como a Volta Gasol, na qual não conseguimos colocar atletas do DF entre os melhores colocados. Some-se a este fato a total ausência da Federação em fomentar o esporte e, sobretudo, as categorias de base no Distrito Federal, e nossa perspectiva para o futuro é pouco promissora. Assim, o que tem,os no DF são atletas amadores, idependentemente da categoria em que se inscrevam, e este quadro só vai mudar quando alguém que realmente seja apaixonado pelo esporte assuma a Federação Metropolitana.

PD Em sua opinião, qual o melhor atleta Elite local?

FC Para mim o ceonceito de atleta abarca muito mais do que condicionamento físico e tático e bons resultados, por isso acredito que o Abraão Azevedo seja o maior ciclista do DF de todos os tempos, um exemplo a ser seguido por todos aqueles que queiram crescer no esporte.

PD A temporada praticamente acabou, o que você achou do seu desempenho em 2009? Quais os seus objetivos para 2010?

Como já disse, este ano melhorei meu condicionamento físico e sobretudo tático em relação aos anos anteriores, o que me fez iniciar um planejamento para correr em provas de MTB de etapas em dupla com o Abraão no ano que vem e ainda competir na categria Elite nacional com vistas a preparação para o cam,peonato mundial master de ciclismo de estrada e CRI na Austria em Agosto.

PD Espaço reservado para você falar o que quiser:

FC Como as perguntas foram muito direcionadas a categoria Elite não tive a oprtunidade de agradecer a quatro grandes nomes do ciclismo candango, todos da categoria Master, os quais como adversários na pista somente contribuíram para meu crescimento no esporte. Assim gostaria de parabenizar nosso grande Contra-relogista Beto França, os escaladores Marconi e Bira e ao nosso sprinter Elder pela brilho que trazem ao cilismo do DF.

Abraços a todos.

Comentários