PAULINHO É CAMPEÃO MUNDIAL DE TRIATHLON - VEJA MATÉRIA DO CORREIO BRAZILIENSE


TRIATLO
Ele sofreu, mas é campeão

Brasiliense Paulo Roberto Maciel dribla dores, fome e cansaço para vencer Campeonato Mundial de Longa Distância, na Austrália

Por Rachel Vargas/CorreioBraziliense

O primeiro título de campeão do planeta foi, sem dúvida, uma grande surpresa. Paulo Roberto Maciel subiu ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Mundial de Longa Distância de triatlo, na Austrália, depois de usar forças que até mesmo ele desconhecia. Além do exaustivo percurso da prova (3km de natação, 80km de ciclismo e 20km de corrida), ele precisou superar a fome, a fraqueza e as dores que apareceram durante as 4h39min11s de competição. “Foi muito difícil. Pensei até em parar. Mas lembrei do quanto ralei para chegar lá. Só queria completar e, quando vi, tinha sido campeão”, contou o triatleta, que venceu a disputa na categoria 18/19 anos.

Paulinho, como é conhecido, fez, na cidade australiana de Perth, a maior e mais importante disputa da carreira, em 25 de outubro. Apesar das dificuldades, ele acredita que ganhou a prova nos primeiros momentos da competição, quando abriu uma boa vantagem em relação aos adversários. “Procurei nadar afastado do pelotão. Deu certo. Saí uns 10 minutos na frente e fui para a transição. Na bicicleta, mantive o ritmo no início, mas depois senti muito.”

Além disso, ele teve de se adaptar ao clima — temperatura de 37º durante a prova —, ao fuso horário, de 10 horas a mais em relação a Brasília, e à alimentação dos australianos. “Lá é muito quente, e para se acostumar com o horário fica bem complicado. Na hora de comer também é ruim. Eles não têm o costume de almoçar, e os temperos são bem diferentes”, explicou.

Não é à toa que o triatleta voltou quatro quilos mais magro. Além do intenso gasto calórico durante a prova, ele não conseguiu se alimentar como de costume. No dia da largada, inclusive, cometeu um erro que refletiu no seu desempenho, apesar da vitória. Como saiu do hotel às 5h30, não tomou café da manhã — comeu apenas um pão e um barra de doce que havia guardado do dia anterior. Com pouca reserva, sentiu, durante quase toda a prova, dores, fisgadas no corpo e tontura. “Comecei a sentir mais no quilômetro 30 do ciclismo. Ali, eu quebrei. Minhas pernas doíam demais.”

Com mais da metade da prova pela frente, Paulinho precisou usar mais do que nunca o equilíbrio emocional. “Nessas horas, tem de saber administrar. Para não parar, andei em alguns trechos da corrida e diminuí meu ritmo. Meu pace foi para 4.30, enquanto normalmente faço 3.30”, comparou. A diferença do tempo na corrida levou o triatleta a fazer a prova em 45 minutos a mais do que o normal. Ainda assim, ele chegou na frente. “No fim, todos comentavam o nível da prova. Foi complicado para todo mundo.”

Para driblar o mal-estar, Paulinho procurou se hidratar com água, isotônico e refrigerante, distribuídos durante o percurso. Além disso, ingeriu alguns sachês de gel repositor. “Apesar de tomar o gel, tinha vontade de comer. Nunca senti esse tipo de fraqueza antes”, disse. De volta a Brasília, ele garantiu que logo estará no peso normal. “Já fui a um rodízio de pizzas e massas. Agora, quero ir a uma churrascaria.”

Velocidade
Pace é a velocidade do corredor para completar cada quilômetro. No caso de Paulinho, ele gasta 3.30 minutos. No Mundial, ele diminuiu a velocidade e fez cada quilômetro em 4.30 minutos.

Mudança à vista

Com a medalha de ouro na mão e a sensação de missão cumprida, Paulinho traça agora novos planos e dá adeus às provas de longa distância depois de três anos. Ele tem como principal objetivo se preparar para as disputas olímpicas (1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida). “Meu foco agora são as Olimpíadas de 2012. Vou começar a competir na distância mais curta e brigar por pontos no ranking”, afirmou.

Mas, para isso, Paulinho precisa se adaptar aos treinos. Se antes o fundamental era volume, na nova modalidade a intensidade é o mais importante. “A minha facilidade é na prova longa, mas se eu melhorar minha corrida e fizer um treino específico, logo me acostumo.”

Audacioso, o atleta já planeja fazer a primeira prova no dia 15, no Pan America Cup, em Balneário Camboriú (SC). A menos de duas semanas para a disputa, ele garantiu que vai competir sem responsabilidade de vencer. “Não vou me cobrar nessa prova. Vou tentar fazer o meu melhor.” Depois disso, Paulinho se prepara para disputar, em janeiro, o Pré-Olímpico, em La Paz.

Tempos de Paulinho no campeonato

Total: 4h39min11
Natação: 42min06s
Transição: 2min01s
Ciclismo: 2h12min36s
Transição: 1min58s
Corrida: 1h40min26s
Quem é ele

Nome: Paulo Roberto Maciel
Nascimento: 2/6/1990 — Brasília
Altura: 1,88m
Peso: 69kg
Principais conquistas:
» Vice-campeão brasileiro júnior (2007)
» Campeão brasiliense (2008)
» Vice-campeão brasileiro júnior (2008)
» Campeão brasileiro sub-23 (2009)

Comentários