MUNDIAL DE CICLISMO MASTER - ÁUSTRIA - PERCURSO

Participar de um mundial de ciclismo é praticamente o sonho de todo ciclista que compete, porém, na categoria elite não é tão simples, mas na categoria máster a possibilidade é bem maior. Afinal, tem que haver alguma vantagem em ficar mais velho no esporte não é mesmo?

Evanio fazendo a chegada no mundial, melhor colocação do Brasil na estrada 22º

Beto no primeiro dia dando dicas do percurso no pé da subida

O PERCURSO
A largada é em St. Johann, na região do Tirol, uma pequena cidade cercada por montanhas lindas que no inverno se tornam pistas de esqui. Ao largar, percorremos alguns poucos kms e já estamos de frente a uma subida de pouco mais de 3kms progressiva, ou seja, quanto mais sobe, mais ela inclina, há trechos que chegam a 11%, mas não é uma rampa direta, tem alívios (onde você gira, as pernas incham e você solta a respiração que prendeu para subir rsrsrsr).


Logo após a subida vem um falso plano e uma bela descida com várias curvas onde o pelotão literalmente alucina e a fieira fica esticada a uns 75, 80kmh. Pouco depois entramos numa linda floresta bem verde, fria e úmida onde o pau quebra bonito em curvas e pequenos canteiros no meio da pista, ao melhor estilo das clássicas européias, coisa de cinema.

Após a sequência de decidas, vem um planinho e uma subida de 1,5 km, com inclinação entre 10 e 12% daquelas que enganam o novato, a gente vai subindo e nem sente (porque o pelotão está a milhões por hora), mas de uma hora para outra as pernas incham e a inclinação aumenta (12%), neste ponto já é possível visualizar a cidade de Shwendt onde tem uma igreja e a gente reza para a subida acabar...

Depois dessa subida curta e íngreme vem uma descida mais alucinante que a anterior, com curvas fortes e no final praticamente é preciso parar a bici para entrar em uma nova via em frente a cidade de Kossen, poucos kms depois e adivinhe, outra subida, só que em curva na região de Loferberg, depois dela vem o trajeto em pista larga onde foi disputado o CRI. Aqui o gosto de sangue vem na boca, é lenha o tempo todo, ataque sobre ataque, num trecho com vários falsos planos que o pelotão passa a uns 50kms/h e quebrando. Imagine a cena: você a 50kmh, encaixadinho no pelotão esticado cuidando para não sobrar e de repente, alguém ataca, mas ataca igual uma moto! Todo mundo vai atrás e a coisa só rende, os ataques não param...
Pelotão do Evanio (Cabeludo lá na ponta com roupa do Brasil) e o do Bira escalando a subida de 11%


Passado o percurso do CRI vem a pequena cidade de Wohlmuting que é atravessada pelo pelotão esticado em pista simples e fininha perto dos 50kmh em curvas de alta, em seguida a cidade de Kirchdorf e novamente a triste visão da subida dos 11%. São três voltas neste circuito que beira os 40km a uma velocidade média que varia sempre acima dos 40kmh, chegando aos 44 em alguns trechos (e com vento!). É lenha neguim!

Comentários