DIAS DE CALOR - HIDRATAÇÃO REFORÇADA

HIDRATAÇÃO PARA DIAS QUENTES

O calor está aí e uma boa hidratação será um dos principais determinantes da perfomance de cada atleta ou biker que está pedalando no calor intenso. É fato que apenas 2% de desidratação do peso total do corpo atrapalha a performance. A desidratação pode causar super aquecimento e colapso do sistema circulatório. Juntamente com a perda de água no suor se perde também eletrólitos, que são importantes para contração e relaxamento muscular. Para entender a desidratação é importante saber o que causa a sede.

A sede depende de dois fatores: o volume de sangue do seu corpo e a concentração de eletrólitos no seu sangue. Quando você perde fluídos durante o exercício através do suor seu volume de sangue diminui e isso resulta num aumento da concentração de eletrólitos no seu sangue, o que estimula a sede.

Beber apenas água em competições ou exercícios que duram menos de 1 hora não tem problema, mas quando se bebe apenas água, você satisfaz a sua sede antes de ter consumido fluídos suficientes para retornar o volume de sangue e a concentração de eletrólitos para níveis normais. Hidratação com apenas água para eventos de mais de 4 horas pode causar HIPONATREMIA, ou “intoxicação por água”. Isso é o resultado de uma diluição do sódio no sangue por causa do aumento do volume de sangue e a perda do sódio excessivo durante o suor.

Estudos mostram que o nosso corpo absorve mais fluídos quando adicionamos eletrólitos tais como sódio na água. Em um estudo alguns voluntários beberam apenas água e outros beberam água com sódio após exercícios que causaram uma desidratação de 2-3% do peso do corpo. Os voluntários que beberam apenas água restabeleceram 68% dos fluídos que haviam perdido e os voluntários que beberam água e sódio restauraram 82% dos fluídos que haviam perdido. Porque essa diferença? Os voluntários que beberam apenas água satisfizeram a sede deles mais rápido por dois motivos: quando eles ingeriram água isso causou um crescimento no volume de sangue eliminando o elemento de sede relacionado ao volume de sangue.

O outro motivo é que apenas água dilui sódio no sangue, resultando numa diminuição da concentração de sódio em apenas 15min. Neste caso, o corpo “fecha” a sede para manter uma concentração de sódio saudável não deixando a propagação da diluição de sódio. Já nos voluntários que beberam a solução de sódio e água a concentração de sódio se manteve alta no sangue desses voluntários. A adição de sódio na água ajudou a manter o fator de dependência do sal do mecanismo de sede, fazendo com que os voluntários continuassem bebendo. Isso levou a um restauração de fluidos do corpo completa. Então como você sabe que o seu sports drink (gatorade, aceelerade, marathon) é uma boa bebida de hidratação?

Para um sports drink ser efetivo no combate a desidratação, ele tem que conter 75 miligramas de sódio para cada 250ml de líquido. Essa pequena quantidade de sódio no sports drink ajuda a manter o equilíbrio de fluídos e eletrólitos do corpo. Em resumo, recomendo que os atletas passem a ingerir mais sports drink para não terem maiores problemas, mesmo que o evento seja curto (menos de 1hr). Se o evento for curto, tente beber um sports drink 45 min antes da competição para ter garantia de que seu volume de sangue e níveis de eletrólitos (sais) esteja saudável para competição. Daqui pra frente o clima só esquenta e quem vacilar com hidratação vai pagar um preço bem caro na competição principal ou no pedal de fim de semana.


Por: Hugo Pradoneto
Treinador de ciclismo e preparador físico em geral

Comentários