ÓTIMO TEXTO DE HUGO PRADONETO

Força Mental

Atletas Deficientes, menos físico mais psicológico!

Por Hugo Pradoneto -

Eu estava pronto para tentar dissecar um pouco o tipo de treinamento e esforço que se leva para competir em uma das corridas mais duras de MTB no mundo, o Iron Bike da Itália, mas nesse fim de semana, já consegui no 3º pedal com minha bike nova, arranha-la e levei um tombo apoiando meu braço quebrado, voltando a sentir fortes dores no mesmo.
Foram 3 semanas engessado, 3 com o braço bem fraco e agora 2 dias com o braço novamente super fraco e dolorido. Em 10 dias viajo para Torino na Itália pra competir o Iron Bike e sinto que estou indo com apenas um braço! Essa experiência me fez pensar muito e aprender a dissecar não só as adaptações físicas dos atletas deficientes, mas a força mental que existe dentro desses super atletas.
Adaptações físicas – quando eu quebrei o braço pensei comigo mesmo que não deixaria isso atrapalhar a minha temporada, então comecei com um plano de treinamento conservador onde eu tentaria me manter no rolo dentro de casa e fazer os meus treinos, mas bastou chegar o 1º fim de semana e lá estava eu com um braço pedalando nas ruas.
Meu corpo teve que fazer várias adaptações porque eu estava apoiando com apenas um lado da bike, outro fato importante é que como eu tinha pouco apoio os meus músculos estabilizadores tinham que trabalhar mais que o normal e de maneira diferente. A frustração no início era grande e foi em momentos como esses que eu valorizei ainda mais o nosso estilo de vida de atleta, de guerreiro, de vencer obstáculos. Lentamente a parte física do meu corpo foi se adaptando.
“A subida e o vento foram difíceis, mas difícil mesmo foi quebrar as minhas costas” conta Marc Herremans um belga que depois de completar o Ironman do Hawaii na 6ª colocação ficou paraplégico e 8 meses depois estava numa cadeira de rodas competindo apenas com os membros superiores do corpo. Nós, atletas 100% fisicamente talvez tenhamos que trabalhar nosso psicológico para também ser 100%. Como atleta de ponta, no mais alto nível do esporte descobri que os atletas com algum tipo de deficiência física são exemplos de uma das qualidades mais importantes que um atleta de qualquer nível ou até mesmo qualquer ser humano tem que ter, é isso se chama motivação interna.
A motivação sempre tem que vir de dentro para fora. É muito importante que os atletas tomem consciência disso, se a motivação está vindo de fora para dentro duas coisas vão acontecer:
1- ela não vai durar por tempo suficiente
2-logo você perceberá que não está fazendo isso por você e sim por situações externas ou outras pessoas.
Toda vez que você estiver em uma subida íngreme, estiver com algum tipo de dificuldade em um treino ou na vida e achar que está difícil, repense, porque existem pessoas que passam pelo que a gente passa, só que muitas vezes sem um membro do corpo. Essas pessoas na verdade fizeram uma "troca", não têm 100% do corpo físico, mas alcançaram o cume do corpo mental para adquirir a alta performance.
“Campeões não são feitos nas academias ou nas estradas. Campeões são feitos vindo de uma coisa profunda dentro deles – um sonho, uma visão, um desejo! Temos que ter a habilidade física e a vontade, mas a vontade tem que ser mais forte do que a habilidade!” Muhammad Ali
Mês que vem contarei todas as dificuldades físicas e mentais que vou me deparar no Ironbike da Itália. Sei que se não estiver 100% fisicamente, vou tentar estar 100% mental igual a esses superatletas, na verdade o nome da categoria para-olímpica ou para deficientes deveria mudar para SUPERATLETAS!

Comentários