COMO EVITAR O TREINAMENTO EXCESSIVO

Este é o segundo de quatro textos enviados por Marconi Cabeleira. Vale a pena dedicar alguns minutos ao texto. Aproveitem bem.
Treinamento excessivo

por: Hugo Prado Neto

O excesso de treinamento e/ou o reduzido intervalo de descanso entre os treinos pode levar a uma síndrome denominada “Síndrome do Supertreinamento”.Esta síndrome é caracterizada pela fadiga crônica e diminuição da performance do atleta.Primeiramente deve-se entender que qualquer sessão de treinamento provoca um estado de fadiga, a fadiga aguda. Essa fadiga indica que seu corpo está sendo muito exigido, como forma de proteção. Seria uma fadiga “boa”. Este estado não deve ser confundido com o estado de supertreinamento, que é um estado de fadiga crônica e generalizada.
Existe um tipo de treinamento que gera excelentes resultados no desempenho do atleta, e você que é atleta deve conhecer bem.É o supertreinamento intencional, planejado como parte do programa de treinamento para estimular uma adaptação do organismo do atleta.É gerado um stress (estímulo) grande, com uma carga elevada de esforço.Isto é seguido por um período de repouso ou uma diminuição da intensidade do treinamento, para promover uma supercompensação do organismo.
Esse período é extremamente importante!Um atleta é capaz de melhorar cada vez mais sua forma física através da adaptação progressiva que é gerada no seu organismo pelo aumento das cargas de treinamento.Assim, nas fases seguintes, será bem mais fácil para o atleta vencer a mesma sobrecarga.É muito importante que você saiba que as adaptações geradas pelo seu organismo levam tempo, e a sua adaptação não será a mesma que de outro atleta – o que é excessivo para você pode ser adequado para outra pessoa, e vice-versa.Sua habilidade para responder ao treinamento depende:
● do acompanhamento de um profissional capacitado;
● de sua disciplina e motivação;
● de sua genética;
● da história do seu treinamento;
● da sua saúde em geral;
● de seu estilo de vida (alimentação, sono, stress da vida diária);
● de suas lesões prévias.
A Síndrome de Supertreinamento ocorre com maior freqüência próxima às competições – este é o período de maior cobrança psicológica.As principais queixas ocorrem durante o repouso e são elas:
● fadiga;
● desmotivação;
● queda de energia e espírito de competição;
● ansiedade;
● depressão;
● aumento da freqüência cardíaca no repouso e dificuldade de recuperação da freqüência após a atividade;
● alterações do sono;
● maior índice de lesões;
● maior freqüência de gripes e resfriados;
● perda de peso e de apetite.
OBS: Deve-se saber distinguir a fadiga aguda provocada pelo exercício, associada à carga de treinamento, da fadiga crônica, que ocorre pelo supertreinamento.SIGA SEMPRE SEU TREINO CORRETAMENTE!Não faça mais do que está prescrito para você. Seu treino foi feito individualmente, especificamente para você e toda essa carga e período de repouso foram calculados proporcionalmente e devem ser respeitados.
Se amanhã for dia de descanso, DESCANSE!Dicas para evitar o SUPERTREINAMENTO:
→ Siga seu treino corretamente;
→ Realize constantemente a monitoração do seu estado de humor, fadiga, sintomas e performance;
→ Cuide de sua alimentação – especialmente no que se refere ao consumo calórico total – repor os gastos energéticos adequadamente, principalmente em treinos longos;
→ Durma bem – o ideal seria de 7 a 8 h de sono por noite;
→ Reduza a exposição ao estresse do dia-a-dia;
→ Obedeça ao descanso previsto no treinamento.
→ Se possível durma de 15 a 30 minutos antes do seu treino da tarde;
“TREINE FORTE NOS DIAS LIGHT E EM BREVE ESTARÁ TREINANDO LIGHT NOS DIAS FORTES”

Comentários

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.