200 Milhas do Uruguai - Última Etapa

Como já é tradicional, a Volta Master Del Uruguai tem sua última etapa no circuito que passa ao redor de um complexo esportivo super arborizado en el Barrio Parque Batlle, composto por um velódromo maravilhoso, pelo estádio Centenário (que foi sede da Copa de 1930) e também uma linda pista de atletismo em perfeitas condições, tudo muito lindo. A etapa final teve duração de 1h30min para a máster B e de 1h45min para a categoria máster A.


Na B, Beto França estava na quinta colocação a 1 minuto do líder e tirar essa diferença em um circuito de 2 km era praticamente impossível. Dessa forma, restava a Beto defender sua colocação. Entretanto, aos 20 minutos de prova Beto escapou com o líder e um gregário deste, ambos imprimiram um ritmo muito forte e perto do final da prova eles passaram a atacar na subida, onde Beto sobrou há pouco mais de 1h10min de prova. Beto ainda sustentou os últimos 20 minutos de prova sozinho e com esse feito subiu para a terceira posição na classificação final da Volta e Paulo Felipe o "Paulada" garantiu a 7º colocação.


Beto na fuga com o líder e o segundo colocado

Na A, nada definido. Apenas 14 segundos separam o líder argentino de Marconi Cabeleira. A prova foi conservadora até os primeiros 45 minutos, quando veio a meta. A equipe Ciclo Race não podia perder a meta uma vez que ela dava a bonificação de 3 segundos ao campeão. Assim, Hugo Andrade atacou faltando duas voltas para a meta e foi alcançado uma volta e meia depois, ao mesmo tempo, Wander Vieira embalou Marconi Cabeleira que ganhou a meta e conseguiu a bonificação.

Marconi Cabeleira vencendo a meta que lhe garantiu ser campeão das metas por pontos

Os ataques não pararam porque Marconi tinha que ganhar a etapa e escapado para conseguir abrir o tempo necessário para ser campeão da Volta, Hugo e Wander atacaram para endurecer a prova.


Wander atacando, ao fundo, Estádio Centenário, Copa de 1930

Tudo conforme o combinado, prova endurecida, gregários a fio, faltando duas voltas Hugo Andrade foi para o "tudo ou nada" e escapou, mas a numerosa equipe argentina o alcançou na metade da última volta. No pé da subida, Wander atacou para embalar Cabeleira que abriu uma curta distância do líder, mas foi alcançado por este na chegada e teve que se contentar com a segunda colocação na etapa e na Volta. Wander Vieira ficou em 7º lugar e Hugo Andrade, apesar da gripe, terminou na 26ª colocação.

Comentários