TOUR DE FRANCE 1 - CANCELLARA DÁ SHOW E PETER SAGAN VENCE ETAPA

A primeira etapa do Tour de France contou com uma fuga logo no início que se estendeu até dez quilômentros para o final quando o pelotão a neutralizou.

Uma chegada dura, com 4 quilômetros de subida ao final com trechos de inclinação violenta selecionou bem os ciclistas que disputariam a vitória da etapa e mostrou quem realmente está com as pernas a contento.

A prova estava morna até que a pauleira começou a rolar na última subida. Foram sucessivos ataques e eu que apostava em Gilbert
não fiquei decepcionado com sua atuação, mas acho que faltou arrojo para ele se posicionar entre os melhores como fez Cadel Evans.

O show ficou por conta do ciclista suíço Fabian Cancellara que incorporou o amarelo e arrebentou nos paralelos da última subida ao melhor estilo Flanders. 

Cancellara abriu vantagem sobre o pelotão com uma tocada sinistra que só foi acompanhada por Peter Sagan, um jovem de 22 anos que está detonando nesta temporada ao bater chegadas duras e também as mais planas.


Nos metros finais, Sagan que não ajudou um palmo sequer na fuga, não se esforçou muito para bater a chegada e comemorar como uma galinha ou sei lá o que ele imitou. Esta não é a vitória que agrada a muitos, mas é tipicamente o trabalho do sprinter: ficar na roda fingindo de morto até chegar aquela distância que ele tem certeza que ninguém mais poderá acompanhá-lo, dali para frente é só despejar potência e comemorar.

Apesar de Sagan ter sido taxado como um "Sanguessuga" por alguns, vale lembrar que ninguém obriga ninguém a puxar, Cancellara poderia ter abortado e ficado na roda de Sagan, mas fez a opção de levar porque seu interesse maior era manter a camisa amarela e se possível aumentar sua vantagem a fim de garantir a liderança por mais alguns dias. Já o jovem Sagan fez por merecer estar ali, até porque os outros 180 ciclistas bem que tentaram, mas só Sagan conseguiu acompanhar Cancellara e ainda o venceu. Se ponha no lugar de Sagan, jovem de apenas 23 anos de idade que conseguiu acompanhar um ciclista com o currículo de Cancellara e ainda o venceu na chegada da primeira etapa do Tour de France na Bélgica. Na verdade isso foi um feito!

Parabéns ao Sagan pela vitória e obrigado Cancellara por mais um dia de show! Somos todos seus admiradores, mas acima de tudo somos admiradores do bom ciclismo e hoje rolou uma aula específica para aqueles que procuram o "pulo do gato" necessário para vencer.

Pior foi para Gilbert, Evans, Hagen, Chavanel e muitos outros que tinham chance de vencer e sequer acompanharam o camisa amarela na subida final, mas é porque Cancellara é um sujeito "magro", só pesa 79kg e por isso dispensou todo mundo naquela "subidinha" (antes que apareça alguém para criticar, vou explicar a piada, a subida final era de potência e não específica para escaladores).

Amanhã tem mais, nos encontramos no Tour de France!

Comentários

  1. Perfeito meu caro, pra alguns pode ser indignante ver um sprinter se aproveitar do trabalho e esforço de um excelente passista pra levar uma vitória, mas vale lembrar sempre que assim como o xadrez, oq conta no final das contas mesmo, é a tal da estratégia. Nada fora do comum em qualquer esporte que seja!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.