SHIMANO - O NOVO DURA-ACE 9000 ESTÁ NA ÁREA, CONFIRA!

É assim mesmo, quando estamos nos acostumando com o grupo ele muda de cara. Não poderia ser diferente com o Shimano Duraace que apareceu com um novo e belíssimo desenho.

O movimento central do Shimano FC 9000 tem formato diferente em relação ao anterior e segundo o fabricante, esse novo posicionamento das arestas favorecem a uma melhor transferência de potência da pedalada.

A Shimano informou também que este novo movimento central em conjunto com a nova caixa selada é mais leve que o anterior, isso pode compensar a diferença de peso no caso de quem for utilizar o grupo eletrônico que tem um pouco mais de acessórios do que o mecânico.



Com tanta potência sendo transferida para os pedais você alcançará velocidades ainda maiores do que o habitual (assim esperamos), neste caso é melhor ter bons freios!

Para freios não tenho do que reclamar, os antigos Dura-ace 7900 funcionavam muito bem mesmo! Imagine este novo modelo, perfeitamente aplicável a bikes aerodinâmicas que segundo o fabricante funcionam com 10% a mais de eficiência que os anteriores (como será que eles chegam a estes números?).

Vale dizer que potência não é nada sem controle, então bons freios são indispensáveis.

Alguns podem não concordar, mas acredito que a mudança que nós ciclistas mais poderemos verdadeiramente perceber é a que foi feita no Cassete, entenda o raciocínio:

O Cassete CS 9000 é de 11 velocidades o que por si só já traz uma menor diferença entre uma catraca e oura. No 11-25 de 10 velocidades por exemplo, a diferença é gritante, vc sai dos 100 rpms e cai para 89 em uma das mudanças, é horrível! Os cassetes de 11v vieram justamente para diminuir tal desconforto.

A novidade é que o CS 9000 favoreceu e muito aqueles que gostam de escalar duras subidas, pois sua configuração agora conta com 11-28 (11v) que entrou no lugar daquele 12-27. Segundo a Shimano, ele é o único com essa combinação que vai ajudar demais quem gira bem ou escala grandes montanhas.

Na parte do Di2 a diferença reside no sistema agora compatível com 11 velocidades. As maçanetas estão com aquele visual "clean" de sempre da Shimano e nada demais.

Fora isso, tem o ciclo computador wireless que funciona em conjunto com os passadores e tem opção de função cardíaca e sistema ANT+ que permite fazer a busca de medidores de potência, sensores de velocidade e outros acessórios que utilizem o mesmo sistema.

Já o câmbio trazeiro tem um visual mais encorpado, bonito e mais compacto que o anterior. Entretanto o interessante está no sistema "automatic crash protection" para proteger o sistema em caso de quedas.

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