OPERAÇÃO ARCO DO TRIUNFO - SCHLECK BROTHERS E A CIÊNCIA NO ESPORTE

Em uma de minhas navegadas pela internet encontrei uma matéria muito interessante que trata sobre a situação atual dos Schleck. O mais novo deles é também o mais talentoso, seu nome é Andy, ele tem 26 anos e seu currículo é invejável, o cara é simplesmente 3 vezes vice-campeão do Tour de France e uma vez vice-campeão do Giro, isso seria bom demais se não fosse as quatro letras que formam a palavra "vice".

O vice geralmente não conquista o segundo lugar, mas sim perde o primeiro. Até o terceiro colocado fica mais feliz no pódio do que o segundo, mas para a temporada 2012 a coisa parece que vai ser um pouco diferente para os adversários dos Schleck´s.

Andy e Frank, este o mais velho, estão se preparando no que eles chamaram de Operação Arco do Triunfo que como o próprio nome já diz, pretende levá-los à vitória no Tour de France, uma prova que contará com 96km de CRi, prova que os Schleck levam uma verdadeira "taca".

O treinador dos irmãos, Josué Arán, explicou que a dupla treinava nos padrões antigos e acreditavam que este era o caminho da vitória. Os dois acreditavam também que contavam com talento natural suficiente para serem campeões do Tour, mas os anos tem mostrado que falta alguma coisa para eles alcançarem o lugar mais alto do pódio.

"Eles têm uma qualidade tremenda, mas em questão de treinamento e preparação estão um pouco perdidos e trabalham em um modo antigo. O ciclismo tem mudado muito nos últimos anos e agora está muito difícil vencer porque os pequenos detalhes se tornaram importantes e até decisivos... eles tem tanta classe que acreditaram que não precisavam de mais nada..." Josué Arán.

Arán afirmou que o treinamento envolverá ganho de potência e por consequência mais massa muscular. Os jovens terão um corpo mais forte e melhorarão também a estabilidade nas descidas. O objetivo é ter um corpo mais atlético, ao melhor estilo Lance Armstrong, mas não tão pesado como ele. Algo suficiente para fazer um contra relógio mais estável, de igual para igual com os melhores do mundo.

Na nova equipe, Andy e Frank contarão com treinador Johan Bruyneel, um sujeito acostumado a vencer, o já mencionado preparador físico Josué Arán, outro preparador especialista e pesquisador de alto rendimento, Manuel Mateo, o osteopata Jesus Otero, que trabalha na equipe espanhola de ciclismo e outros especialistas tops.

Parece que os brothers vão se tornar contra-relogistas/escaladores, assim como Contador que foi mais inteligente e não perdeu tantos anos dando "cabeçadas na parede" e logo correu atrás de melhorar seu CRi, atualmente Contador é um dos ciclistas mais temidos do mundo em grandes voltas.

No Tour da California o pessoal da Leopard deu uma chegadinha até a Universidade de Stanford, local em que conheceram uma especialista em dietas que preparou uma fórmula proteica voltada para a recuperação muscular (pós competição). Mateo afirmou que todo o pelotão tomava, menos eles, mas agora eles também vão tomar. Estes são alguns dos pequenos detalhes mencionados acima e que passavam em branco, passavam...

Mas e se o Tony Martin começar a treinar subidas o suficiente para acompanhar esse caras montanha acima? Onde eles vão parar? O ciclismo a cada ano conta com especialistas que estudam a fundo um meio de fazer vencedores, de extrapolar os limites do corpo a fim de alcançar a vitória em um dia e no outro estar na ponta dos cascos novamente.

Você sabia que existem pessoas que estudam o ciclismo?

No próprio meio amador quem possui mais recursos financeiros investe em tratamentos alternativos para minimizar os detalhes. Seja através de um Bike Fit, da contratação de um treinador realmente preparado e especializado no ciclismo, de um nutricionista da área e preparadores físicos que entendam sobre a musculatura do ciclista para trabalhar dentro de uma academia e até mesmo de médicos especialistas em esporte que cuidam da parte hormonal... haja dinheiro!

Atualmente, ser ciclista não consiste apenas em subir na bicicleta e passar horas e mais horas fazendo força, esta escola está perdendo espaço e tem causado frustração aos que fazem parte dela e não entendem porque levam uma taca de quem treina menos horas por dia, mas treina com qualidade (os que tomam drogas ilícitas não merecem destaque aqui). Vale lembrar que alguns dos mais antigos que fizeram parte daquela escola, hoje estão lesionados e impedidos de praticar esporte.

Se pessoas estão estudando para melhorar a performance dos atletas, faça parte do grupo que utiliza os seus serviços, procure em sua cidade os especialistas na área, se até os Schleck que são filhos de um ciclista profissional precisaram fazer isso, imagine você que nasceu com uma bola de futebol ao lado do berço... 

Se não tiver grana para pagar nem mesmo um treinador que passe planilhas, estude, leia, pesquise, google, youtube, biblioteca, faça amizade com quem entende, corra atrás e se não ser certo, vai ter que pagar! Senão amigo, vai se acostumando a "comer poeira" e a dormir de pernas para o alto...

Comentários

  1. Muito bacana. Só uma observação: o irmão mais novo é o Andy, Frank é o mais velho. E treinar com planilha é de fato fundamental. A melhora é evidente.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Felipe, obrigado por observar... quanto a planilha é fundamental e exige uma paciência enorme ...hehehe
    Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  3. A cada dia que se passa cai a ideia de que andar 5hs todos os dias não adianta nada pra competir em alto nivel....a muito tempo sabemos que as planilhas bem elaboradas por um profissional da area tem feito os campeões, no pelotão de brasilia estamos cansados de ver que os tops são acompanhados por profissional da area esportiva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.