MUNDIAL DE TRIATHLON DE LONGA DISTÂNCIA - TALITA SAAB REPRESENTOU O BRASIL

Nesse ultimo Sábado dia 05 de Novembro, a Itatibense Talita Saab, atleta que tem o (Patrocínios: JOFEFE /FIRST CLASS /PREFEITURA DE ITATIBA/ FELT BRASIL – APOIOS: Grupo Corcelli, Sta, JI Diário, WooM,Ciclo Rasmussen/ Velotech/ Cia Athletica/ Power3/RM - foi a 21ª colocada com o tempo de7h01mint. na categoria de elite feminina do Campeonato Mundial de Triathlon de Longa Distância, disputado em Henderson, Las Vegas-EUA.Numa distância atípica do triathlon, o triplo-Olímpico previsto com 4km de natação, 120km de ciclismo e 30km de corrida teve uma grande surpresa. Depois de uma semana de sol e céu claro,na noite anterior a prova, a região foi atingida por um frente fria com muita umidade baixando a temperatura da água e do ar. Seis e vinte da manhã em Lake Las Vegas o Delegado técnico da prova informou que devido a baixa temperatura da água e do ar, a etapa de 4km de natação do Mundial de Longa seria cancelada.
Com uma mudança brusca e também condições duríssimas, os atletas realizaram um duathlon com apenas o ciclismo e a etapa da corrida, o que já era suficiente para um grande desafio num percurso altamente técnico e com subidas.

As regras da ITU determinam que com a temperatura da água abaixo de 18c. o uso de roupa de neoprene é obrigatório e abaixo de 16c. a etapa da natação é cancelada. Durante o congresso técnico foi anunciada uma temperatura de 17c um dia que antecedia a competiçao. Porém, a regra prevê ainda que a temperatura de prova da água leva em consideração a temperatura do ar também e para cada grau da temperatura do ar, abaixo da temperatura da água, reduz-se em 5c. a temperatura de prova da água. 

Na manhã da competição os atletas estavam “congelando” com 6c. de temperatura do ar e a água esta 16.5c , com esses 10 graus de diferença a temperatura de prova da água é de 10.5c, ou seja, muito abaixo do mínimo da regra.

A regra maior da ITU é a segurança, portanto a direção de prova optou pelo cancelamento da etapa da natação e adiamento em mais de 1 hora a largada da prova para permitir que os atletas se preparem.

A Largada da Elite ocorreu as 7:45 no sistema de contra relógio, um a um, em intervalos de 5 segundos diretamente com a etapa de ciclismo com um trajeto desértico e montanhoso com subidas e descidas íngreme com altimetria estimada em quase 2 mil metros.Mas a equipe Brasileira representada por 30 atletas não perdeu o bom humor e continuou animada e encarou o desafio. Com as alterações direto do ciclismo, muitos atletas largaram com agasalhos, blusas, luvas e qualquer material que pudessem manter aquecido.

Mesmo com todo cuidado, a vários atletas abandonaram a provas com hipotermia no inicio do ciclismo, inclusive dois atletas de Elite do Brasil.

A Itatibense Talita Saab, obteve um bela participação sendo resistência as condições adversas.” Foi a primeira vez para mim que aconteceu o cancelamento da natação, foi triste por não ter sido um Triathlon, mas por um momento agradeci por não haver mais. Estava muito frio e estava preocupada em sair molhada e ter hipotermia no ciclismo. Mas acredito que minha climatização em Boulder no ultimo mês no frio me ajudou. Com um blusa pude suportar o frio e consegui me esquentar durante a prova. O percurso era duro, mas com uma beleza indescritível que valia a pena todo esforço.” Relata Talita sobre sua experiência de representar o Brasil no Mundial.

“Fiquei feliz com minha prova, apesar de não me sentir muito bem com desconforto estomacal na corrida, mas foi mais um desafio completado”.

A campeã da prova foi a atleta Rachel Joyce (GBR) com 5.34:15. No masculino o campeão foi o atleta dos Estados Unidos, Jordan Rapp com 5.00:15.

A Itatibense volta agora para Boulder nos EUA onde continuara seus estudos e treinos e acrescenta: "Gostaria de agradecer muito meus patrocinadores por ter acreditado e me apoiado durantes esses meses de preparação nos EUA para essa prova. Com certeza foi muito importante."

Talita Saab

Comentários