O ANO DA VIDA DE PHILIPPE GILBERT

Eu não sei o que acontece na Bélgica, deve ser a pressão de nascer no mesmo país em que nasceu o maior campeão de ciclismo de todos os tempos, Eddy Merckx, que faz com que tantos talentos surjam naquele pequeno pedaço de terra. Se deixarmos Merckx de lado ainda sobram os mais modernos como Boonen, Devolder e agora o imbatível Gilbert. O sujeito só parou de vencer nesta temporada porque, até que enfim, o cansaço parece ter batido à sua porta e contra este só o "não permitido" faz com que sujeitos continuem na ponta dos cascos, o que não parece ser o caso de Gilbert.

O sucesso de Gilbert nesta temporada começou a surgir no final da temporada passada, quando ele bateu Piemonte, Lombardia e Amstel de uma vez só.

Desde então, Gilbert parece ter tomado conhecimento de uma característica bem pessoal, um forte ataque no último km, principalmente quando a chegada é bem inclinada, nesta, o cara despeja potência suficiente para "amolecer os dentes" e pernas de especialistas em provas de uma dia como o tri-campeão mundial Oscar Freire, o super veloz Marck Cavendish, o escalador magrelo Robert Gesink e também contra relogistas como Cancellara e Tony Martin. 

O fato é que Gilbert tornou-se uma máquina na temporada de 2011, tanto que deixou longe o segundo colocado do Ranking da UCI, Cadel Evans, vencedor do Tour de France (geralmente quem vence o Tour é o que mais pontua no Ranking) e tornou-se o vencedor em 2011 com cinco importantes vitórias: Amstel Gold Race, Flèche Wallonne, Liège-Bastogne-Liège, Classica San Sebastian e GP de Québec.


Além de vencer o Ranking 2011, Gilbert foi um dos responsáveis por colocar também a equipe Omega Pharma Lotto no topo do Ranking para vencer a disputa. Dentre outras importantes conquistas, vale destacar que foi a primeira vez que ele se tornou campeão nacional, aí para arrebentar de vez, ele venceu tanto a estrada quanto o contra relógio, já estava me esquecendo que ele venceu também o Tour da Bélgica e o Ster ZLM Toer, Strade Bianchi, Brabantse Pijl e algumas etapas de corridas de vários dias... "moleza" heim?!


Será que essa força toda continua ano que vem ou esse grupo de australianos bons de briga que estão ficando mais forte a cada dia vão dar trabalho para Gilbert? É esperar para conferir...

Comentários