I SEMINÁRIO DE CICLISMO DO CENTRO-OESTE - FOI MUITO BOM!


O Primeiro Seminário de Ciclismo do Centro-Oeste aconteceu no Auditório da Unieuro em Brasília no último sábado (22). A iniciativa do professor Renato Silva foi de grande relevância para o ciclismo, uma vez que nós vivemos em um cenário de muita conversa e pouca ação. Entretanto, Renatinho, saiu do "mundo das ideias" e deu vida a um projeto que pode funcionar como um marco inicial e também um divisor de águas para o esporte.


Foram convidados representantes de diversos seguimentos da bicicleta e na linha competitiva Romolo Lazzaretti e Claudio Civatti, nomes que deram "up" no Paraciclismo, Roberto França da Ciclo Race, uma das equipes máster mais antigas do Brasil, Leonardo Landim, idealizador e criador da equipe Gasol/Renove Ciclismo. Já no seguimento dos grupos sociais, o Pedal Noturno e o Rodas da Paz falaram sobre os serviços que têm prestado à sociedade e também sobre os seus projetos futuros.


A parte técnica ficou por conta de nomes como Marcelo Rocha que discorreu com propriedade sobre a ciência do Bike Fit. Marcelo Iannine ficou com o tema Medidor de Potência, Claudio Civati, corroborou com estratégias de ciclismo em equipe.

Fora os já conhecidos nomes de Brasília, o evento contou com a presença de palestrantes de São Paulo (Hélio Deyama) e Goiânia como o ex-ciclista profissional e atualmente empresário Tonny Magalhães em companhia de um ciclista máster, o Cezinha.


Temas como a necessidade de respeitar o novo ciclista e a falta de renovação no esporte também foram tratados em um ótimo discurso de Cesinha de Goiânia que utilizou o seu tempo com qualidade e ao final plantou sementes de respeito ao próximo e também ao esporte como um todo.



Um dos pontos altos do evento foi a homenagem feita a Geraldo Eustáquio da Ciclo Miroir, o "Seu Eustáquio" como é chamado no pelotão. Pai, empresário, ciclista, amigo, treinador, incentivador e amante do ciclismo e mountain bike, Geraldo se emocionou e emocionou a todos os presentes durante a homenagem no final do evento. 


E não era para menos, Eustáquio colocou no esporte competitivo pessoas como Rodrigo Morcegão e Marconi Ribeiro logo no início, quando eles não eram conhecidos aos olhos de ninguém... Parabéns Seu Eustáquio por acreditar nas pessoas e descobrir talentos!


Por fim, o evento foi engrandecedor e espero que seja apenas o primeiro de muitos, pois a existência de alguma movimentação no intuito de melhorar a qualidade do esporte hoje demonstra que existem pessoas empenhadas em agregar valores e não apenas em opinar sem trabalhar. Obrigado professor Renato Silva por este grande presente ao esporte ao ciclismo do Centro-Oeste.

Quando será o próximo mesmo? Que tal um evento desse porte direcionado para procurar soluções para engrandecer o ciclismo competitivo do Centro Oeste?

Comentários