RUI FARIA DA COSTA CONSEGUE SEU PRIMEIRO TRIUNFO NO TOUR DE FRANCE

Aos 24 anos de idade, Rui Costa (Movistar) conseguiu seu primeiro grande êxito no Tour de France. Após uma grande fuga que em seu início contava com 9 ciclistas, dentre eles Van Garderen (HTC) que após vencer as metas de montanha é o novo líder da categoria, Kolobnev, Riblon (que por sinal foi um dos mais combativos) e outros, mas dentre eles Rui foi o mais valente, atacou forte e não olhou mais para trás. Daí para frente a história da prova foi se desenrolando de maneira formidável e emocionante até culminar com a vitória do jovem português.


A etapa de hoje foi extremamente desgastante para todos, mas em especial para o Team BMC que deu mole na escapada do Vino e teve que se arrebentar inteira para buscar o cara que chegou a ter vantagem suficiente para se vestir de amarelo, mas quando a prova chegou a 1,3kms do final, o pelotão "nitrou" e a diferença foi pro espaço.

É fato que Vino investiu muito nesta etapa e teve reais possibilidades de diminuir a vantagem que Evans tem sobre ele, mas foi traído por suas pernas que falharam a 10 segundos de Rui. Caso Vino chegasse até o português, a história da prova poderia se desenrolar de outra forma para ele. Entretanto, "se" é coisa que no ciclismo não existe e deve ser evitado pelos ciclistas.

A pancada que o Philippe Gilbert deu foi tão bruta, que ficou todo mundo com cara de bobo olhando um para o outro, o Contador fez uma cara de quem não tinha nada a ver com aquilo, acho que o Peter Velits (HTC) ainda levantou do selim, em seguido o Cunego, mas não deu rock para ninguém, o torpedo belga rasgou forte e terminou em segundo e voltou a vestir a camisa verde.

Sei que nestas etapas iniciais as chegadas são em subidas de potência e não para escaladores como Contador, mas que ele tem pagado uns pecados nestes finais ele tem... Parece que a potência que está faltando nele, sobra no Evans que nitidamente quer aumentar os preciosos segundos a cada etapa, vamos ver se estas lapadas não vão fazer falta na hora das montanhas para o Evans...

Vestir o amarelo é uma coisa realmente fantástica, o que o Thor Hushovd tem feito é um sacrifício sinistro para qualquer sprinter como ele. O cara simplesmente aguentou firme as lapadas finais do Evans e vai vestir o amarelo mais um dia. Além do sucesso e muito dinheiro a cada etapa, tem a emoção de ser o líder da prova mais importante do mundo, isso não tem preço, realmente o homem da camisa de arco-íris está vivendo um momento muito especial em sua carreira.

Em minha opinião, este está sendo um dos Tours mais emocionantes que já vi.


Comentários