PHILIPPE GILBERT VENCE A PRIMEIRA ETAPA DO TOUR DE FRANCE!

Nem mesmo Thor, o Rei do Trovão, conseguiu segurar o "Torpedo Belga" Philippe Gilbert! O sujeito inaugurou com chave de ouro a linda vestimenta de campeão belga. Gilbert é um verdadeiro torpedo em chegadas com alguma inclinação e está difícil surgir alguém para batê-lo nesse tipo de terreno.



A primeira etapa foi nervosa, com algumas quedas e até o mar se abriu para os ciclistas passarem. A pouco mais de 8kms do final, uma espectadora mal posicionada levou um esbarrão de um ciclista e o pelotão foi cortado ao meio, vários ciclistas ficaram no corte, entre eles Alberto Contador Velasco. 



Mas não parou por aí, a 3km do final uma nova queda cortou o pelotão, mas os que estavam bem posicionados escaparam.



A chegada foi linda! Pelotão nervoso, todo mundo querendo levar a primeira etapa e vestir a amarelinha. Boasson Hagen deu a primeira paulada forte, foi alcançado e todos voltaram os olhares para Gilbert, com Cancellara desmarcado, não teve jeito, o campeão suíço atacou forte e só o Torpedo Belga partiu em busca do Suíço Voador, realmente um belíssimo racha, mas quem levou a melhor foi Philippe que parece invencível neste tipo de chegada.

Mas quem me surpreendeu mesmo foi Cadel Evans que já mostrou a que veio e ficou na segunda colocação de olho no tempo e liderança geral da prova. É fato que Evans é o mais cotado para ser o próximo camisa amarela se nada der errado.

 Gilbert vive o melhor momento de sua vida, campeão belga pela primeira vez e esta é sua primeira vitória no Tour de France.

Para comemorar, uma camisa verde

Líder de montanha.

E de quebra, uma amarela, é muita emoção de uma vez só, para quem nunca teve nada, ele conseguiu as três mais concorridas em um dia só. Gilbert dedicou a vitória à sua esposa que fez 22 anos hoje.

Na classificação geral a coisa ficou ruim para Contador, ele está 1min20seg. atrás de Evans, Kloden, Horner, Tony Martin, Franck Shcleck, Cunego, Millar e Vinokourov. Ele vai ter que correr para diminuir este dano no Team Time Trail, senão sua história pode ficar mais complicada a cada dia. 

Passage Du Gois é uma pista que surge quando a maré baixa, isso acontece duas vezes por dia e na maré alta, pode chegar até 4 metros de profundidade. 


Fotos: Sirotti e Reuters.
Vídeos: NBC

Comentários