BICICLETAS PARA VOCÊ ESCOLHER!

A disputa pelo mercado das bicicletas nunca esteve tão acirrada! Cannondale, Felt, Trek, Specialized, Pinarello, Colnago, Ridley, Wilier, Scott... tantas são as marcas e opções que aparecem a cada dia que nós realmente ficamos indecisos na hora de tomar uma decisão que vai influenciar ao menos uma temporada em nossas vidas de ciclistas amadores.

Mas qual bicicleta comprar? O que devo analisar na hora de tomar esta decisão? O que o mercado de revenda tem a ver com isso? Neste post vou tentar responder algumas perguntas, mas principalmente descrever alguns detalhes de bicicletas para que você possa sonhar um pouco mais.

Felt F1 2011

A nova belezinha da Felt agora está mais leve e rígida do que nunca! Equipada com o Shimano Di2, rodas Mavic Ultimate e caixa central BB30 a bici ficou um sonho leve, muito leve! 

A nova F1 tem linhas tradicionais, este foi o maior propósito de sua fabricação, trazer de volta à tona aquelas linhas bem antigas, estilo Caloi Eddy Merckx, com suas devidas proporções é claro.

Um quadro rígido, mas não desconfortável, com trama de carbono já conhecida e conceituada, tecnologia Nano Carbon que utiliza 3 diferentes tipos de carbono ao melhor estilo monocoque (peça única) o que lhe garantiu 100gr. a menos que o anterior. Basta um leve olhar no garfo reto para saber que a bici está mais arisca, rápida. Bicicleta de revenda garantida e ótima também para quem gosta de uma boa subida pois além de sua geometria favorável ela pesa 6,04kg. Topa? Ela pode ser sua!



Cannondale

Esta máquina da Cannondale tem um lema: Ser Leve! Um quadro que super leve que segundo o frabricante não perdeu a rigidez e muito menos diminuiu a sua durabilidade e resistência, isso graças ao sistema Ballis Tech que consiste em resinas super resistentes utilizadas em blindagens balísticas que promete superar até mesmo o CAAD 9, quadro mais resistente da marca.

A bici já era uma pena, agora equipada com o grupo Sram Red, que em minha opinião é a melhor coisa inventada até o momento para quem gosta de sprintar (fora o Di2 p/ sprinter que ainda não usei) e é muito leve, muito leve mesmo.

Esta bici segue a mesma linha da F1, desenho tradicional com trazeira e garfos mais retos desenhados não para dar conforto, mas sim maior velocidade ao ciclista. A revenda dessa bici também é interessante e ela já possui lojas que representam a marca no Brasil.



Ridley Noah
Ridley Noah, esta bici é feita em 3 versões diferentes e pertence a uma categoria diferente das duas acima, ela é uma bici aerodinâmica assim como as AR da Felt e por isso merece atenção. Ela não é tão leve quanto as demais, pesa algo perto dos 7,4kg, logo, conclui-se que definitivamente não é uma bici para quem gosta de subidas e segundo o fabricante, esse peso é compensado em sua aerodinâmica.

Quando Robbie McEwen era ciclista da Katusha, descreveu a Noah como a bicicleta mais veloz por ele pilotada. O fabricante afirma que ela alcança até 2kmh a mais do que as outras e 15watts a menos até chegar a velocidade de 50kmh. A bicicleta é feita para sprinters e passistas. A desvantagem da Noah está bem aparente, é este canote de selim integrado que para quem faz viagens aéreas é um verdadeiro pesadelo devido ao alto risco que a bici corre de ser quebrada. Conheço duas pessoas que têm bagagem no assunto que pilotaram esta máquina e gostaram muito mesmo, fica uma indicação. Quanto a revenda, por ser uma bici diferenciada não deve ser difícil de vender, mas o tal do canote integrado pode dificultar um pouco essa negociação.



Felt AR
A Felt AR é uma bicicleta que eu possuo desde sua primeira edição e graças a equipe Ciclo Race creio que foi uma das primeiras do Brasil. A bicicleta é da mesma categoria da Ridley e possui 4 diferentes modelos o que dá maior acessibilidade aos seus candidatos.

Na AR1, o carbono é o mesmo da F1 (Nano Carbon) e seu desenho é totalmente aerodinâmico. De linha ela vem com Shimano Di2, rodas Mavic Cosmic e rigidez, muita rigidez que transforma toda a força imprimida sobre os pedais em velocidade rumo a vitória. Como nas bicis anteriores, conforto não é a palavra chave, mas sim performance. Essa bicicleta é muito arisca, observe como seu garfo é reto e a curta distância entre as rodas e os tubos que as rodeiam.

A bici pesa 6,9 kg, um pouco mais pesada que a antiga AR Team Garmin (Tavez devido ao Di2 e também às rodas, a Team eram as ultimate). A proposta dessa bici é a de a cada km pedalado você economizar força, cortar o vento e sprintar sem perder nada de potência devido à rigidez do quadro. A vantagem é que ela não tem canote integrado o que facilita a revenda e também na hora de embalar a bici para viagens.

A Felt AR é uma bicicleta que eu recomendo e também grande parte dos ciclistas de Brasília, de longe ela é a bici mais vendida por aqui nos últimos dois anos.

Specialized Venge
A Specialized não poderia ficar de fora da linha de bicis aerodinâmicas e nesta matéria ela aloprou geral, contratou os manipuladores de fibra de carbono da McLarem.

A edição Avenge McLarem é algo fora dos padrões da beleza, uma verdadeira tunning que enche os olhos de qualquer pessoa.

Mas vamos nos ater à edição S-Works Venge DA, que se encontra no site da marca. Ela tem quadro monocoque desenhado para garantir grande rigidez, desempenho e pouco peso, mas este não é informado no site. Com certeza ela é muito rígida, numa matéria do cyclingnews ficou claro que ela é a mais rígida das bicicletas até o presente momento. Como proposta a bici apresentou as mesmas da Noah e AR, bicicletas para chegada e passo, só que esta tem um algo mais, o grafismo, que combinação bonita esta da S-Works. A revenda da marca não parece ser ruim, ainda mais que ela não vem com canote integrado.



TREK Madone
Trek Madone! Essa eu queria testar! A propaganda da bici não poderia tomar um caminho diferente, o Tour de France. Ela fez história ao vencer tantas vezes, Lance Armstrong, Contador... todos pilotaram a Trek e vestiram amarelo até cruzar a linha de chegada em Paris.

Movimento central de 90mm para dar maior velocidade e rigidez. Garfo assimétrico para dar maior perfeição as curvas e corrigir possíveis imperfeições. Fibra de Carbono OCLV - quer dizer que o carbono é densamente compactado o que vai reduzir as chances de imperfeições durante a sua construção, sequer microporos são tolerados neste sistema patenteado pela Trek.

Uma grande sacada da Trek foi o Project One, onde você projeta como vai ser a sua bicicleta . Você pode escolher da pintura aos componentes, tudo on line e mandar imprimir como se fosse uma foto. Mas é claro, no terceiro mundo isso não existe. Revenda é garantida e a bici dispensa maiores comentários, na dúvida pergunte a Lance Armstrong.



Colnago C59
Falar de uma marca como a Colnago não é nada difícil porque nunca ouvi alguém que já usou falando mal da marca.

As bicicletas Colnago estão entre as mais antigas do ciclismo e despertam o desejo de qualquer ciclista. Qualquer um que entende ao menos um pouquinho de nada do esporte, sabe que a Colnago dispensa comentários, mas não uma boa quantia em dinheiro para adquiri-la.

Esta da foto é uma edição especial, foram feitas apenas 150 unidades, é a C59 Italia 150Th. Topa? Tem bala na agulha? Pilotar uma Colnago é como pilotar uma Ferrari, não é sem motivo que a própria Ferrari escolheu a marca para fazer sua bicicleta, a lendária Colnago Ferrari que tem poucas edições, um valor bastante alto e quem já viu de perto ficou meio insatisfeito com pequenas falhas que não são aceitas por um público exigente como os compradores de Colnago. Revenda da bici não é tão fácil pelo alto valor, mas com certeza quem tem grana compra uma, é como desfilar nas pistas com uma bici de grife. 



Pinarello Dogma
Pinarello Dogma 60.1 uma verdadeira máquina utilizada em dois grandes times Pro Tour, Sky e Movistar.

A bicicleta é simplesmente linda, tem um grafismo excepcional e uma tradição no meio ciclístico que é de dar inveja. Como a Colnago, todo ciclista que se preze já sonhou em ter uma Pinarello em casa, principalmente nos aos dourados de Miguel Indurain vencendo cinco Tours pilotando uma belezinha dessas.

A Dogma tem um sistema de quadro assimétrico, um lado diferente do outro, uma nova tecnologia exclusiva da marca que está apostando em bons resultados. O desenho do quadro já é conhecido e rendeu dois prêmios para a bici em 2008 e 2009, então por que mudar? De quebra a marca colocou à disposição dos clientes um aplicativo no site chamado My Way que permite a você configurar a sua bicicleta, como o da Trek.

A proposta da bicicleta está em uma liga de carbono mais resistente que é projetada para não sofrer quebras súbitas, o que dá mais segurança para o ciclista sem deixar de lado a questão do peso, quadro com 950gr no tamanho 54. Não é dos mais leves em comparação com o Cannondale e F1, mas também não é nada pesado.

Tem que se prestar a devida atenção em relação aos tamanhos da bici porque ela usa uma medida diferente do padrão norte-americano, por isso é melhor fazer um bike fit ou consultar alguém que conheça bem da marca. Revenda garantida desde que seus compradores possuam bala na agulha, porque ela não nada barata.


Scott Addict RC
A Addict RC é uma bicicleta para quem procura acima de tudo retirar peso. Com um quadro de apenas 790gr, a bicicleta promete ser uma verdadeira flecha, leve e rápida.


Feita não só para escaladores devido ao pouco peso, foi pensada também para sprinters devido a sua rigidez e disposição dos tubos, Marck Cavendish que o diga após vencer várias provas pilotando uma máquina destas.


A Addict é uma bici que perdeu peso de todas as formas imagináveis. A pintura é composta pelo sistema naked, que dispensa camadas de verniz e tinta, tornando a bici mais leve. Isso é possível devido ao tipo de tratamento dado ao carbono que aumenta a sua resistência aos aspectos externos, sem falar que até o prendedor do câmbio dianteiro e as travas de cabos são em carbono, precisa comentar mais? Quer perder mais peso? Sai sem água!


A Scott já é uma marca conceituada e tem boa revenda no Brasil. Basta subir na bici e ver se ela se encaixa ao seu biotipo para desfrutar de boas pedaladas com pouco arrasto.


Wilier Superleggera
A Wilier é uma marca que está a pouco tempo no Brasil, mas sua beleza encanta a todos.


Bicicleta com desenho moderno, trama de carbono reforçada e linhas bem harmônicas, mas em minha opinião este modelo deixou a desejar no grafismo em relação às suas concorrentes italianas que têm pinturas fantásticas.


No que diz respeito ao carbono, este é reforçado e com um item interessante para aqueles que procuram um mínimo de conforto, sistema de absorção de vibração e o quadro pesa 920gr.


Como o nome sugere, ela deve ser vem arisca, senão não seria uma Superleggera! O único ponto negativo que eu vejo é este canote integrado que muito atrapalha na hora do transporte dentro de carros e também nas viagens. A revenda da bici ainda não deve ser muito boa porque ela ainda está caindo nos encantos da turma, mas creio que isso não vai demorar a acontecer.


Agora é só sonhar! Porque isso ainda não se paga... qual você escolheria?

Comentários

  1. Muito legal esse post. pra quem gosta das bikes e quem está afim de saber mais sobreo assunto... falou tudo. Eu sou suspeito pra falar algo, tenho 2 felt. Mas a cada dia fica mais díficil escolher um modelo. entre 10 tops. Parabens pelo blog. acompanho sempre e indico.
    Abraços

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