NOVEMBRO, DEZEMBRO e 2011

Novembro e dezembro são os meses utilizados por grande parte dos ciclistas da cidade para fazer a base. Vamos nos organizar em bons grupos e aproveitar esses meses para se aproximar daqueles que você não conhece e mesmo assim fala mal deles por apenas ser um mero repetidor de conversas que ouviu ou por qualquer outro motivo. 

Se aproxime, pedale duas, três, quatro ou cinco horas com essas pessoas e descubra realmente quem elas são. Faça amizades, reforce seu círculo de amigos ciclistas, fortaleça os laços mais próximos e estreite os mais distantes. Quebre paradigmas e faça do esporte amador o que ele deve ser: nossa hora de relaxar, aproveitar e se divertir. Não estou sugerindo que sejam menos competitivos, mas sim que sejam mais amigos.

Conhecendo melhor as pessoas você poderá tirar suas próprias conclusões a respeito delas e não vai mais precisar repetir o que alguns repetem sem ter conhecimento de causa. Seja você mesmo e conheça de perto aqueles que engrossam o caldo do pelotão, das corridas, aqueles que dedicam ou dedicaram suas vidas ao esporte. Saiba um pouco mais da história de cada um.

Não se esqueça que a base de uma opinião sobre qualquer coisa deve decorrer do seu conhecimento sobre a causa e não apenas de opiniões de terceiros que muitas vezes podem estar carregadas de mágoas, tristezas ou até mesmo de alguma inveja, mesmo que seja aquela inveja sadia, sem maldades. Seja você o melhor para si e não se deixe abalar pela opinião alheia, afinal, uma opinião é só uma opinião, não uma verdade. Esta é algo que está dentro de cada um.

Construa amizades no ciclismo e com certeza teremos um pelotão melhor em 2011.

Comentários

  1. É isso mesmo!! Temos que nos conhecer e parar de conversas bestas. Ninguém aqui vive do ciclismo (pelo menos que eu saiba). Não é o nosso "trabalho". Discutir e ter intrigas por causa de um não puxar, ou outro cortar... bobeira demais! Não é isso que pagará nossas contas, nem que melhorará nossas vidas. Temos que ter (todos nós!) consciência, responsabilidade e respeito! Tanto por aquele que não dá conta de puxar num pelotão, quanto por aquele que acha injusto um cortar caminho. Temos que ter caráter! Se fizermos, vamos assumir os erros, agir com responsabilidade e com justiça. Eu mesmo, já cortei caminho por chegar atrasado no pelotão. No entanto, fiquei ali no meio, quieto e calado, assistindo o espetáculo que é o esporte que tanto amamos! Pra mim, isso já vale muito! Ver pessoas que hoje conheço e muitos que gosto pedalando e fazendo a diferença, fazendo o show acontecer. Mas tendo a consciência de que eu, naquele momento, sou espectador simplesmente por chegar atrasado. Numa próxima, chego mais cedo e se suportar, participo também.
    Vamos, com calma, raciocinar ciclistas. Nos unir, com amizade e respeito e, principalmente temor a Deus, nosso criador, só nos fará melhores a cada dia e aos poucos, fortalecemos também nosso esporte, tão pouco visto pela maioria, mas tão mais nobre que a maioria dos esportes.

    Boa sorte a todos amanhã nos 100km, e que Deus proteja a todos nós ciclistas, nos trazendo sãos e salvos para nossas casas, para perto dos nossos amigos e parentes, e que lembremos de agradecê-lo todos os dias, pela nossa vida, saúde, alegria e pelas bençãos que alcançamos por bondade Dele!

    Paz e Graça a todos.

    ResponderExcluir
  2. Boas ideias.São atitudes pra vida,e servem pro ciclismo.Coloquemos em prática.
    Andre Fatureto.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua iniciativa Wander. Eu tentei fazer isso no inicio de 2008, e acho que até que a nossa equipe foi bem sucedida (Lazzaretti), pois chegamos a juntar mais de 50 ciclistas no nosso "pelotão democrático de base", onde tínhamos de tudo. Claro que as vezes foi difícil conter os ânimos de alguns, mas nada que não conseguimos contornar.
    Foi uma pena ter acabado, pois exatamente pelo motivo exposto no seu texto, alguns não entenderam ainda a essência do esporte amador, sendo assim tivemos que parar de fazê-lo.
    Espero que vocês consigam fazer estes pelotes, pois são muito saldáveis e sempre há uma troca de informações muito valiosa para todos, sejam elas técnicas/objetivas ou até mesmo baseada em "achismos", que são as subjetivas.
    Uma vez ouvi uma frase que achei muito interessante, e vou reproduzi-la para as pessoas que acessam aos seus textos.
    "Os atletas, sejam eles amadores ou profissionais, precisam entender que, possuímos ADVERSÁRIOS e não INIMIGOS. Competir é importante, mas a rivalidade deve acabar junto com a competição, e não perdurar após o final delas, pois assim ninguém sai ganhando, nem mesmo o vencedor destas.”
    Abraço para você Wander.
    Desejo a todos um bom final de ano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.