CICLISTAS AMERICANOS SOB SUSPEITA

Amigos leitores, eu nem mudei o texto, está como li no site!

O norte-americano Floyd Landis, desclassificado do Tour 2006 e que, consistemente negou o recurso a dopagem, tendo dispendido parte considerável dos ganhos da sua carreira na defesa jurídica reconheceu, por fim, ter usado produtos dopantes na Volta a França desse ano.

De acordo com o Wall Street Journal, Landis enviou um email à União Ciclista Internacional e aos seus sponsors admitindo a prática de dopagem. O mesmo jornal escreveu que na missiva Landis detalhou o uso sistemático de doping e, numa entrevista concedida no dia seguinte, admitiu que o fez ao longo da sua carreira e, em particular, no Tour 2006.

“Quero limpar a minha consciência”, afirmou o norte-americano. “Não quero fazer parte do problema”. Segundo a mesma fonte, Landis informou do sucedido a União Ciclista Internacional e a USA Cycling, a federação norte-americana da modalidade.

As confissões de Landis em vários emails enviados, referem ainda acusações graves que implicam directamente a estrutura da US Postal. De acordo com Landis, terá sido Johan Bruyneel, actual director-desportivo da RadioShack, a iniciá-lo na dopagem com testosterona enquanto ciclista da US Postal e no verão – Junho – de 2002. De acordo com o conteúdo dos emails enviados por Landis, também Armstrong e demais ciclistas norte-americanos da equipa terão conhecimentos avançados de dopagem. “Fui instruído por Bruyneel para me encontra com Armstrong e pedir-lhe EPO. A primeira vez que usei EPO foi Eprex e vinha em seis seringas. Apliquei-a de forma intravenosa por várias semanas antes da próxima retirada de sangue e não tive qualquer problema com os controlos da Volta a Espanha”.

Landis refere ainda que, aquando da saída da US Postal, terá confessado ao dono da sua nova equipa, a Phonak, o seu passado num programa de dopagem sanguínea e terá manifestado a vontade de implantar o mesmo sistema na equipa suíça. Segundo Landis, citado pelo Wall Street Journal, Andy Rihs terá acolhido a sugestão e financiado a operação. As acusações de Landis não se quedam por aqui envolvendo outros ciclista da US Postal da altura – como Levi Leipheimer ou David Zabriskie – que, adianta, terá ajudado a dopar numa competição na Califórnia.

Tanto Armstrong, como Bruyneel ou Hincapie – outro dos ciclistas referidos por Landis – não reagiram, para já, às acusações do ciclista norte-americano.

Se quiser ler mais sobre o assunto: acessa o Marca

Comentários