PARIS - NICE - GREG HENDERSON VENCE A PRIMEIRA ETAPA

A etapa de hoje tinha tudo para ser tranquila, mas não foi bem assim! Contador e Leipheimer perderam 17 segundos e Greg Henderson (Team Sky) foi o mais forte na chegada em câmera lenta (segundo ele) devido ao forte vento e faturou a primeira etapa o que o colocou entre os dez melhores na classificação geral.

Nos últimos 20kms o pelotão fez uma curva e o forte vento que o empurrava se transformou em vento cruzado. A "lapada" foi tão bruta que alguns ciclistas foram ao solo. Um corte no pelotão foi inevitável e os melhores posicionados tiraram grande vantagem do ocorrido. Alejandro Valverde contou com informações privilegiadas do técnico da equipe que fez todo o percurso antes da largada e avisou a equipe sobre a vento após a curva, assim a equipe Caisse Epargne já entrou no local  torcendo o cabo e Valverde despejou potência para manter a distância sobre o pelotão, quem o ajudou foi David Millar (Team Garmin) que também tinha grande interesse na vantagem.

 A coisa não foi tão boa assim para Levi Leipheimer (Radioshack) que foi ao solo logo na entrada do vento contra (20 kms para o final) e Alberto Contador que junto a Heinrich Haussler foi ao solo quando faltava 3 kms para a chegada. Contador caiu a 3kms da chegada e Leipheimer bem antes, as quedas custaram mais 17 segundos em relação ao líder e também algumas posições na classificação geral.


"Na Holanda competimos muito sob estas condições de vento, a equipe já está acostumada" Lars Boon. Assim o atleta definiu o final que foi terrível para alguns do pelotão, mas não para ele que estava bem colocado e muito bem protegido. A liderança foi ampliada e o jovem ciclista sustenta a camisa de líder por mais um dia.



Ainda bem que tem youtube

Classificação após a primeira etapa:

1 Lars Boom (Ned) Rabobank 4:33:11
2 Jens Voigt (Ger) Team Saxo Bank 0:00:05
3 David Millar (GBr) Garmin - Transitions 0:00:13
4 Luis-Leon Sanchez (Spa) Caisse d'Epargne 0:00:14
5 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas - Doimo 0:00:15
6 Gregory Henderson (NZl) Sky Professional Cycling Team 0:00:20
7 Levi Leipheimer (USA) Team RadioShack 0:00:25
8 Alberto Contador (Spa) Astana
9 Peter Sagan (Svk) Liquigas - Doimo 0:00:29
10 Xavier Tondo (Spa) Cervélo Test Team
11 Alejandro Valverde (Spa) Caisse d'Epargne 0:00:31

Comentários