O FENÔMENO BOASSON HAGEN

Assim como numa roda de amigos brasileiros “normais” o assunto é futebol, no meio do ciclismo não dá outra, o assunto é bicicleta. Neste final de semana em uma dessas conversas um nome veio à tona, Edvald Boasson Hagen. Atleta norueguês de 22 anos que já correu pela Maxbo Bianchi, T-Mobile, HTC Columbia e agora defende o azul e preto do Team Sky, Hagen já venceu ITT do Giro de 2009 e uma etapa da mesma Volta, venceu Gent-Wevelgen e foi algumas vezes campeão norueguês de CRI.


Quando o Team Columbia deixou escapar de suas mãos o ciclista Edvald Boasson Hagen, certamente não imaginou que o pelotão apostava tantas fichas no jovem ciclista. O talento de Hagen causa espanto até mesmo em ciclistas experientes como Bradley Wiggins que não economizou elogios ao jovem que “se tiver cabeça, vai vencer o que quiser nos próximos dez anos”.
 
Mas o barulho não é para menos, pense num ciclista que nesta temporada já venceu um prólogo do Campeão Mundial de CRI, Fabian Cancellara (outro monstro) e numa prova feita exclusivamente para sprinters puros (Tour do Catar) venceu uma etapa, mas não pare por aí, para confirmar sua força, bateu a chegada da última e cobiçadíssima etapa do Tirreno Adriatico sobre Alessandro Petacchi, Bernhard Eisel, Tyler Farrar, Robbie MacEwen, Baden Cooke, Robert Hunter, Thor Hushovd e mais alguns desse nível.

Dizem que ele está aprendendo a se defender na subida. Não é sem motivo que o Team Sky demonstrou tanto interesse nesse talento que em poucos anos vai capitanear a equipe e pode chegar a vencer grandes voltas, só depende dele.

Comentários