MONTEPASCHI STRADE BIANCHE - EROICA 2010





A clássica aconteceu na manhã de hoje com um total de 148 atletas inscritos, 113 largaram e  apenas 65 terminaram a disputa da clássica da "poeira branca" onde os ciclistas sofrem num trajeto repleto de pequenas  e médias subidas, descidas técnicas e muito perigo.


A edição de 2010 contou com vários atletas de nível como o campeão italiano Filipo Pozzato, Campeão Mundial Cadel Evans, o brasileiro Murilo Fisher também estava na parada ao lado de Tyler Farrar e chegou a rodar escapado no começo da prova.


Juan Antoni Flecha, Michael Rogers, Stefano Garzelli, Fabian Cancellara, Marck Cavendish e muitos outros também estavam presentes.


Subidas rápidas durante toda a prova e o terreno ruim foram "minando" os competidores pouco a pouco. Mas foi no Monte de Santa Maria, 11,5 kms que o bicho pegou e o pelotão ficou totalmente despedaçado.

Várias quedas, pneus furados, bicicletas estragadas, acontece de tudo numa prova como esta.

 
Tyler Farrar com problemas e dores após uma queda

Com ciclistas abandonando a prova pelos mais diversos motivos e o forte ritmo na ponta, o pelotão acabou por se dividir em pequenos grupos. Na ponta Michael Rogers (HTC Columbia) efetuou um forte ataque e Flecha, Cancelara, Pozzato, Thomas Lövkvist, Maxin Iglinsky e alguns outros, mais à frente só Lovkvist e Maxin estavam com ele.

 
Na chegada, Maxim Iglinsky foi o mais forte após quase cinco horas de sofrimento extremo e venceu a prova com mérito. O campeão de 2009, Thomas Lovkvist terminou em segundo lugar e Michael Rogers em terceiro. Um pouco depois vieram Filippo Pozzato, Ryder Hesjedal e Francesco Ginanni. Murilo Fisher terminou na 53 colocação, na frente de Cadel Evans e Stuart O'Grady,

Visual da prova
Fotos: Sirotti

Comentários