CICLO FAIXA EM EVIDÊNCIA - CICLISTAS EM RISCO


A capa do caderno Cidades do Correio Braziliense de hoje trás uma matéria sobre os ciclistas e o trânsito nas vias do DF. Assunto este que nós ciclistas estamos carecas de saber que por falta de EDUCAÇÃO muitas vezes de motoristas e ciclistas está longe de ser pacificada.

Enquanto andamos de bicicletas no "país de chuteiras", temos que tomar medidas para se proteger e treinar de forma segura e sempre na defensiva. Os condutores, em sua maioria, sequer fazem idéia de como é vida de um ciclista e dos motivos pelos quais muitas vezes rodamos sobre a faixa branca... Dessa forma, cabe a nós a responsabilidade de se resguardar e se proteger daqueles que insistem em nos como vagabundos que apenas atrapalham o deslocamento daqueles que acordam tarde para ir trabalhar...

Matéria completa: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/01/15/cidades,i=166615/QUEM+ANDA+DE+BICICLETA+POR+ALGUNS+PONTOS+DO+DF+SE+EXPOE+DIARIAMENTE+AO+PERIGO.shtml

Comentários

  1. Interessante é o desrespeito do próprio GDF com relação ao Código de Trânsito, o que não deixa de evidenciar o "nosso" atraso cultural. Explico: de acordo com a sinalização na pista, somos nós ciclistas que temos a obrigação de ter atenção com os ônibus e carros e não o contrário, em flagrante desrespeito ao princípio da proteção do mais fraco. O certo seria ter uma advertência na faixa de rolagem dos carros/ônibus alertando sobre os ciclistas e não uma advertência no acostamento alertando-nos sobre os carros!!! É o mais forte que deve zelar pela integridade do mais fraco e não o contrário. Inversão total de valores.

    Ao pessoal da CicloRace, meus parabéns pelo BLOG.
    Abraço.

    Ricardo Colombelli.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, na teoria o veículo maior deve respeitar o menor, mas não é o que acontece... Para piorar o DER vai colocar taxões no acostamento (para ver se consegue derrubar mais ciclistas). A ignorância sobre o assunto "ciclismo" é gigantesca e eles sequer procuram exemplos em países que serviriam de modelo no assunto. Administração do "achismo". Sabendo de tudo e não sendo profissional em coisa alguma...

    Adm.

    ResponderExcluir
  3. Essa estória das "tartarugas" é o fim da picada porque não inibe o motorista do carro e do ônibus, já que dificilmente causam danos aos seus respectivos equipamentos, mas em contrapartida podem causar graves acidentes nos ciclistas.
    Adm, o pior é que a teoria já está sendo praticada pelo GDF, na medida em que o administrador manda pintar no acostamento aquelas advertências. Isso para mim é gravíssimo porque ele está nos dando pistas do quão deturpado e invertido são seus conceitos sobre as regras básicas do trânsito de veículos.
    Vlw,
    Ricardo Colombelli

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.