JOGOS OLÍMPICOS DE 2016

"Rio 40 graus, Cidade maravilha purgatória da beleza e do caos"
Agora a pouco o Brasil conseguiu mais uma vitória para esporte ao derrotar países como EUA, Japão e Espanha na concorrência para sediar os jogos olímpicos de 2016. Realmente esta é uma oportunidade do povo brasileiro (em sua maioria) deixar de ver os atletas profissionais ou amadores como vagabundos. É incrível como um país onde o desrespeito aos ciclistas (sem adentrar as demais categorias de esportes) tenha sido escolhido para realizar tamanha façanha.

Realmente estou pasmo e feliz com a chance que todos (esportistas e cidadãos) vamos ter para crescer como servidor e respeitador dos atletas que dedicam horas ao treino e arriscam suas vidas a cada dia nas ruas de um país onde sequer as autoridades de trânsito que deveriam proteger os direitos dos ciclistas sabem como proceder na relação ciclistas x carros.

Todos os dias ciclistas são atropelados ou sofrem violência de alguma forma no trânsito de suas cidades. Essa semana no Guará uma criança de três anos foi morta ao ser atropelada por um ônibus quando voltava para casa na garupa da bicicleta de seu padrasto.

O pior foi ouvir da boca do agente do DETRAN que os fatos seriam analisados para verificar a culpabilidade do ciclista por estar transitando na via (que não tem ciclovias ou acostamento, ele deve desconhecer o artigo 58 do CTB que confere direito ao ciclista de rodar na PISTA quando não houver ciclo faixa, ciclovia ou acostamento...) mas tudo bem, ele é só mais dos vários servidores despreparados que sequer conhecem o seu próprio dever no nosso vasto território e acabam confessando a própria ignorância nas telas de tv...

Realmente, é um desabafo! Não sou ciclista profissional, sou apenas um apaixonado pelo esporte que passa mal ao ver a vida de várias pessoas nas mãos de condutores mal formados, agentes e policiais de trânsito que não fazem questão de aprender sobre seu ofício, de políticas públicas que quando existem nos servem lama asfaltica (ciclo faixas do Lago Sul). É, verdadeiramente estamos servidos de pouco, muito pouco, falta-nos de tudo, do respeito à segurança (além de fugir dos carros, fugimos dos ladrões de bici).

Mas desejo do fundo do coração que até os jogos olímpicos de 2016, os condutores aprendam a manter a distância de 1,5metros dos ciclistas e que a buzina seja uma forma de cumprimentar os atletas que estão se esforçando para um dia representar essa “Nação de Chuteiras” compradas com a lavagem de dinheiro público.

O espaço está aberto, comente, critique, elogie, faça sua parte, é para isso que o Blog existe.

Wander Vieira

Comentários

  1. Prezado,
    estou inteiramente de acordo com sua opinião. Até 2016 teremos uma confederação decente, de gente decente, trabalhadora e ciosa do dever. Até lá teremos brasileiros motoristas com um pouco mais de consciência e solidariedade.
    Gostaria de acreditar, mas vendo o que acontece no trânsito, realmente me torno um pessimista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ao comentar, mantenha o respeito, evite palavras de baixo calão e se identifique. Comentários impróprios não serão publicados.