DICAS DE TREINAMENTO

É pessoal, está acabando, este é o terceiro texto dos quatro enviados pelo Cabeleira, aproveitem!


Motivando a Monotonia dos Treinos

por: Hugo Prado Neto

Comparando com os esportes radicais pedalar em círculos por horas parece ser um tédio ou muito chato. Se você aprofundar no pensamento vai descobrir que o ciclismo e mountain bike também têm vários elementos de emoção: pedalar um single track diante de uma paisagem deslumbrante, descer uma montanha no asfalto atingindo mais de 100km/hr e até competir no meio de um pelotão gigantesco de ciclistas. Durante um evento ou competição todos esses elementos se tornam reais e são super divertidos, mas o único problema é que o treinamento envolvido para que o atleta possa tomar proveito dessas coisas pode as vezes se tornar monótono. Qualquer ciclista de qualquer nível uma vez na temporada já sentiu os efeitos da monotonia. O que fazer então para combater a monotonia?
TRACE OBJETIVOS, MONITORE SEU PROGRESSO
Objetivos são vitais porque eles fazem com que o atleta esteja sempre indo para frente, sempre buscando se superar e alcançar esse objetivo. É muito importante ter objetivos a curto prazo que vão fazer com que o objetivo a longo prazo seja realizado com sucesso. Os objetivos não podem ser nem tão fáceis nem impossíveis. No início dos treinos ou da temporada, anote quais são seus objetivos e tenha sempre um profissional tal como um técnico para te ajudar a ver se esses objetivos são ideais para você. A partir do momento que você traçou objetivos a curto e longo prazo o próximo passo é monitorar seu progresso para ver se está tudo indo conforme planejado. A partir do momento que você percebe que está progredindo e chegando perto de seu objetivo o treino deixa de ser monótono e cada dia de treino vira uma outra grande oportunidade de você chegar ainda mais perto de seus objetivos. Se você está consistente nos treinamentos você vai com certeza sempre observa um progresso e isso vai motivar você a continuar correndo atrás.
VARIE OS TREINOS
Variar os treinos é outra ótima maneira de fugir da monotonia. Variar os treinos não significa que no dia que você tem 3 tiros de 10min de subida você vá para a praia e pedale 1hr bem leve. NÃO! Variar não é mudar e muita gente confunde isso quando o assunto é treinamento divertido versus treinamento monótono. Quando você tiver um treino leve, você pode simular alguns detalhes tais como tirar e colocar pernito e manguito estando em cima da bike, alimentação, técnica de curva, técnica de descida, andar em pelotão, bater atrás de um companheiro de treino para treinar conflitos de pelotão e etc. Certifique-se de que você está tendo um acompanhamento profissional. Se você tem uma planilha de treino elaborada por um profissional você terá um treino periodizado ou seja vai sempre estar mudando de fases de treinamento e consequentemente terá treinos diferenciados o ano inteiro.Faça atividades extra curriculares tais como Yoga, pilates, natação etc. Essas atividades não só ajudarão contra a monotonia como servirão de auxílio em vários aspectos complementares dos seus treinos tais como: alongamento, respiração, fortalecimento e equilíbrio muscular.
COMPRE UM EQUIPAMENTO NOVO OU RESSUSCITE UM ANTIGO
Comprando uma coisa simples tipo uma bermuda ou um equipamento de última geração como um medidor de potência vai te ajudar a ficar mas motivado a treinar. Você não precisa tirar o dinheiro da sua poupança para gastar com uma coisa super cara mas muitas inovações são de extrema importância para que você não tenha problemas ou dores que façam que sua motivação de voltar em cima da bike no dia seguinte desapareça. Um pedal de encaixe, um selim que encaixa a sua anatomia são alguns dos itens que vale a pena o investimento.Se você está sem grana e tem algum equipamento que está guardado e sem uso tente ressuscitar esse objeto. Por exemplo, você é um ciclista que pedala a anos só na estrada, mas você tem uma mountain bike empoeirada na sua garagem, arrume ela e comece a dar umas voltas de MTB em trilhas, isso lhe dará muita motivação!
DESCANSE O SUFICIENTE
Fadiga é um dos elementos que mais pode desmotivar um atleta. Se você está sendo impedido de manter os treinos porque está sempre cansado, você não está tendo o descanso necessário. Acredite, a sua forma física não melhora durante os treinos e sim quando você está descansando. Tendo descanso suficiente no seu regime de treino fará com que você progrida. Se você está cansado e não esta conseguindo produzir a potência suficiente para os treinos mais intensos, descanse! O seu objetivo deve ser de desfrutar dos treinos intensos regularmente!

Comentários